Outubro Rosa é marcado por avanços na Saúde da Mulher em Ouro Preto

    A Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o mês de outubro, mobilizou suas equipes de Atenção Primária para realização de atividades voltadas à promoção da Saúde da Mulher e prevenção ao câncer de mama.

    No mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Ouro Preto realizou um mutirão de mamografia, iniciado no dia 24 de outubro na Praça Estação. Durante 15 dias, 791 exames foram realizados, além de 397 testes de IST (infecções sexualmente transmissíveis). Porém, 109 ouro-pretanas com os procedimentos agendados não compareceram.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A vice-prefeita Regina Braga, lembrando que os cuidados devem ocorrer com frequência, pede às mulheres que “se amem mais, se cuidem mais”, lembrando que “o exame é de fundamental importância e é preciso fazê-lo sempre, não só no Outubro Rosa”.

    Os exames são realizados no Centro Viva Vida, em Itabirito, e a agenda mensal é elaborada pela Atenção primária de acordo com as demandas das Unidades Básicas de Saúde.

    No Brasil, estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados 66.280 novos casos da doença e o exame é recomendado para as mulheres de 50 a 69 anos.

    A Secretaria Municipal de Saúde também anunciou a chegada de novos exames.

    Ultrassom morfológico

    As gestantes do Município têm acesso agora às ultrassonografias morfológicas no acompanhamento do pré-natal. O exame é utilizado para diagnosticar e avaliar com riqueza de detalhes a formação do bebê. O exame é indolor e de curta duração, indicado nos três trimestres de gestação.

    Mastologia

    A Policlínica começou a ofertar neste mês de novembro a mastologia, especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas. Para realizar o pré-natal e ter acesso à consulta com a mastologista, procure a sua Unidade Básica de Saúde.

    Texto: Júlia Adrielle | Revisão: Victor Stutz

    Foto: Ane Souz/PMOP