Editorial da edição 723 do Jornal O Espeto
Estamos no período chuvoso. Chuva são bênçãos que recebemos para florescer a vida. Todas plantas, animais, e claro nós, os humanos, que dividimos este planeta dependemos da água !
Então a chuva é motivo de alegria e festejada em muitos países como o Catar, onde está sendo realizada a Copa do Mundo. O Catar é um dos lugares mais secos de nosso planeta, por isso fazem tanta festa quando chove!
Mas aqui na zona tropical tentam culpar as chuvas por desastres ambientais. Na verdade, a culpa é dos homens que ocupam lugares perigosos para viver, ou espremem os rios em calhas, ou ainda encapam a terra com asfalto.
Vemos mês a mês aumento de invasões em área de risco em Mariana e Ouro Preto, onde esse é um problema antigo.
A Defesa Civil de Mariana apresentou excelente mapeamento das áreas de risco feita em parceria com empresa contratada pela Renova. Ou seja, em Mariana agora as pessoas que ocupam áreas de risco sabem disso.
Em Ouro Preto grande parte de muitos bairros estão em áreas de risco e várias tragédias já aconteceram.
Não podemos culpar as chuvas pela ação ou inação humana, a culpa é sim de quem deveria ter feito ações de prevenções e não fez, deveria ter feito o levantamento de áreas de risco e não fez, e se fez esse levantamento e não concretizou as devidas providências pecou por falta de ação, ou seja são os nossos governantes que elegemos para nos representar os verdadeiros responsáveis pelas tragédias !
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui