Rua Pe. Rolim parcialmente interditada. Já choveu 48 mm em Ouro Preto em 5 dias, que conta com 313 áreas de risco

    A rua Padre Rolim próximo a rodoviária de Ouro Preto sentido antiga Santa Casa ( museu Boulieu) está parcialmente interditada na noite de hoje domingo dia 26/12/2022, devido a deslizamentos de terra que sempre ocorrem ali, repetindo em todas chuvas devido a falta de obras de prevenção, como o rebaixamento do aclive do morro como o Governo do Estado de Minas fez na saída de Ouro Preto para Ouro Branco. Não sabemos se essa solução da engenharia moderna se aplicaria ali se por ventura exista uma condição “sui generis”, tipica do local.

    Clique aqui para receber notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp

    Apenas limpam colocam faixa zebrada e torcem para o morro todo não descer de uma vez. È uma área de risco.

    E por falar em área de risco Ouro Preto tem segunda a Defesa Civil 313 locais perigosos !

    E a situação agrava com as chuvas. Segundo os pluviômetros, disponibilizados para consulta no site da Defesa Civil, nos últimos cinco dias já choveu 46,4 mm em média na cidade de Ouro Preto !

    Sendo assim, quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca. Entre 5 mm e 60 mm por hora é considerada moderada. Mais que isso, é considerado forte.

    Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

    Mapa da área de risco de Ouro Preto disponível no site da Defesa Civil, que aproveitamos para parabenizar quem fez e planejou o site, muito bom, com várias informações e mapa com zoom .

    São 313 pontinhos de alerta eminente, em área de área de risco.

    Porém as informações da Prefeitura de Ouro Preto são que a cidade se encontra em alerta máximo:

    ESTADO DE ALERTA MÁXIMO.

    CONFIRA O NÍVEL DO ALERTA METEOROLÓGICO PARA HOJE (27/12/2022) :Entra-se neste nível quando o índice pluviométrico ultrapassar a marca monitorada de 128 mm acumulados de chuvas em um período de cinco dias consecutivos. Neste nível de alerta, deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos com maior expressão podem ocorrer de modo generalizado em toda a cidade nas áreas de risco mapeadas. Este nível é caracterizado por chuvas prolongadas e com previsão de continuidade para os próximos dias. Essa situação exige um criterioso acompanhamento dos índices pluviométricos e dos boletins meteorológicos que são emitidos pelos órgãos estaduais e federais. Neste estágio existe a probabilidade de remoções generalizadas preventivas e definitivas dos moradores das áreas de risco já mapeadas, a fim de resguardar a integridade física da população;