A combinação entre caminhões pesados e as fortes chuvas resulta em buracos na rua João Batista em Passagem de Mariana
    O fato aconteceu na noite de quarta feira 11/01/2023, o vídeo
    foi enviado ao Jornal O Espeto por uma moradora da rua.

    Por: Hynara Versiani

    Desde a última quarta-feira, 11 de janeiro, circula nas redes sociais um vídeo em que um ônibus da linha Colina x Alto Passagem tem dificuldades para passar pela Rua João Batista, pois uma parte da rua cedeu. Os moradores da rua solicitaram que a Defesa Civil realizasse uma vistoria no local, e a rua pode ser completamente interditada para evitar acidentes enquanto os reparos não são realizados.
    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A Defesa Civil já colocou faixas e sinalizações que indicam que há buracos em parte da rua, e impediu a passagem de veículos maiores, porém, a passagem de veículos menores ainda é permitida. De acordo com a Defesa Civil, no momento, ocorre o estudo da possibilidade de interditar por completo o local nos próximos dias.

    A Rua João Batista é um importante ponto de acesso de Passagem de Mariana, pois é por ela que o transporte público passa para chegar à parte mais alta do distrito e ao Bairro Liberdade. Com a interdição, a rota dos ônibus da Transcotta, empresa que presta o serviço ao município, precisou ser revista, pois o acesso está impedido, por isso, o ônibus agora tem como ponto final a Rua Mariana, próximo à Agência dos Correios.

    Os moradores acreditam que junto às chuvas, o trânsito de veículos pesados, como caminhões, que passam pelo local tenha agravado a situação a rua já vinha mostrando sinais de desgaste com várias rachaduras, devido ao grande movimento de caminhões que tem a capacidade de 25 toneladas, segundo ainda os moradores teve dias em que de uma vez só subiram em comboio 10 caminhões pela rua, e que o trafego destes são constantes.

    Há aproximadamente um ano, estes caminhões, passam pela rua por conta de obras realizadas por uma empresa terceirizada da Vale S/A, a Empresa Tecnosonda. A obra de estabilização de talude, no Morro Santo Antônio, devido a obstrução da linha de trem entre Mariana e Ouro Preto, o barranco cedeu e caiu sobre os trilhos, deste então os caminhões transitam pela rua.

    A princípio ‘’a combinação de rachaduras e chuva que vem se infiltrando no asfalto cominou nestes buracos que vemos na rua’’, mas só saberemos de fato o que pode ter causado os problemas após um parecer das autoridades competentes.

    A Defesa Civil informa que muito provavelmente, a rua precisará ser totalmente interditada, porém, ainda não há previsão de quando isso pode acontecer e nem em relação ao tempo que a rua ficará fechada. Por enquanto, somente veículos de moradores passam pelo local.

    O morador Kelvin Milagres diz que a interdição dificulta o acesso ao final da rua, mas acredita que a medida seja necessária. “Na minha opinião o melhor a se fazer é interditar a rua até que a situação seja resolvida, a chuva fez com que os buracos aumentassem. A rua ‘tá’ caindo aos pedaços faz tempo, na chuva de ontem um cano foi arrancado e um muro da casa de cima cedeu”, disse.
    Até o momento, a Prefeitura Municipal de Mariana não divulgou mais informações sobre o caso.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui