Mariana discute Plano Municipal de redução de riscos

    Aconteceu dia 05 de outubro no centro de convenções de Mariana apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos que é um instrumento que visa orientar os moradores de Mariana, a Prefeitura e a Defesa Civil na execução de ações estruturais e emergenciais, para prevenção de riscos geológicos e hidrológicos, como chuva intensa e inundação.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    O estudo elaborado pela Renova em parceria com a Prefeitura de Mariana, departamento da Defesa Civil, foi realizado em 14 meses de muito trabalho e visitas a todas áreas levantadas pela equipe chefiada pelo engenheiro Sr. Leonardo Andrade de Souza, que tem doutorado em geotecnia.
    Um dos objetivos a curto prazo é fazer o plano municipal de redução de riscos influenciar nas escolhas das pessoas que moram em áreas de risco pela melhor compreensão das especificidades e características do local em que moram, buscando assim atitudes com mais segurança durante períodos de chuva.
    E também reforçar a importância de uma gestão de risco compartilhada com a sociedade, inclusive em relação a consciência da área em que habitam e a auto segurança, o que significa conhecer o perigo.O trabalho foi apresentado pelo engenheiro Dr. Leonardo. Durante a apresentação foi apresentado o que ele chamou educadamente de “gargalos” por parte da Prefeitura de Mariana, ou seja, situação indesejáveis que se repetem, como invasão de áreas de risco, nas encostas ou construção nas margens de rios.
    O Tenente Freitas secretário municipal responsável pela Defesa Civil, Guarda Municipal, Vigilância, Trânsito, Combate a invasões, etc, também usou a palavra e disse que é muito importante a aplicação desse plano para que vidas possam ser salvas. Tenente Freitas também parabenizou toda equipe pela elaboração do Plano de Redução de Riscos.
    Um dado mostrado é que a população que está em área de risco não sabe disso! Dr. Leonardo ressaltou a importância da imprensa, sobretudo dos jornais impressos para fazer a informação chegar a essas pessoas.
    “ Temos a ideia que instagram, whatsapp, são acessíveis para toda população, mas não são! È necessário levar a informação usando todos meios para chegar onde é necessária.” A Renova realizou esforços para fazer levantamento das áreas de risco e fez um plano de redução dessas áreas em todas cidades que atua em parcerias com a Defesa Civil de cada cidade, cujos agentes também receberam treinamento e equipamentos.