Moradores de Passagem de Mariana cobram ações de infraestrutura nas ruas

    População de Passagem  cobra da Prefeitura solução para problemas na rua João Batista que foi até interditada essa semana, devido a buracos ocasionados pela chuva e pelos caminhões pesados. Já  rua da Praia parte foi alagada! A rua Olímpio Diniz, próximo a descida da Igreja Nsa. Sra. da Glória está minando água e com calçamento com buracos. Além disso o Coreto está interditado pois pode cair ! Sem falar na Cachoeira do Matadouro, que é poluída com esgoto  até hoje !

    Por João B. N. Gonçalves

    Após as chuvas das últimas semanas, as ruas Severiana Maria ( rua da Praia)  e João Batista, no distrito de Passagem de Mariana, precisaram passar por reparos. Desde a última sexta-feira, 13/01/2023, equipes da Secretaria de Obras e Gestão Urbana (SGU) estão nos locais realizando estudos e preparando os reparos necessários.

              Na última quinta-feira, 12, o asfalto da Rua João Batista, na parte alta do distrito, cedeu, deixando o local esburacado e impossibilitando o trânsito. Desde então, a via de acesso está interditada pela Defesa Civil, enquanto a Secretaria de Obras realiza os reparos iniciais para o restabelecimento do trânsito.

              Nesta segunda-feira, 16/01, uma equipe da SGU esteve no local para realizar as obras iniciais, que permitiram que o trânsito fosse restabelecido, incluindo o retorno à rota habitual do ônibus que vai da Colina à parte alta de Passagem de Mariana. O Secretário de Obras, Leonardo dos Santos, ressalta que o serviço ainda não foi feito em sua totalidade, pois demanda um estudo prévio.

    “Não será feita de imediato a pavimentação asfáltica justamente por causa da umidade do solo, mas será restabelecido o trânsito e, assim que for possível, vamos fazer a pavimentação asfáltica com qualidade”, informa o secretário.

    Os moradores acreditam que a principal causa para os problemas com o asfalto no local é o trânsito de veículos pesados, que passam pela rua por conta de obras realizadas por uma empresa terceirizada da Vale S/A, a Empresa Tecnosonda. Por isso, os moradores desejam que o trânsito de caminhões seja proibido no local e ameaçam mover uma ação jurídica para isso.

              O Secretário de Obras de Mariana pontua que é possível que o rompimento da rede e o afundamento do asfalto tenha ocorrido graças ao excesso de peso. Por outro lado, ele informa que cabe ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) avaliar sobre essa proibição.

              O diretor do Demutran, Eliabe de Freitas, afirma que proibir o trânsito no local não é tão simples, sendo necessário pensar em soluções junto à população e à Secretaria de Obras. “Há algumas questões que temos que analisar em conjunto com a comunidade, com a associação de moradores. É muito fácil a população falar, ‘é só proibir’. Se você tem uma empresa registrada no município, que tem licença para prestação de serviço, é preciso ouvir a empresa também. E junto à comunidade, construímos as melhorias de forma que atendam à empresa, mas também aos anseios da comunidade.”

              Sr. Eliabe de Freitas explica que o trânsito destes caminhões foi desviado para a Rua João Batista pois houve um acidente na rota anterior, via Bairro Liberdade. “Nós temos um problema muito grande em relação à Rua João Batista, porque esses caminhões estavam circulando no Bairro Liberdade. Lá a inclinação da via é muito maior, inclusive, houve um acidente com um caminhão. Então, esses caminhões foram desviados”, disse.

    Parte da Rua da Praia quando chove é inundada

    Outro problema ocasionado pelas chuvas enfrentado pela população de Passagem de Mariana foi o rompimento da rede e sobrecarga dos bueiros na Rua Severiana Maria ( rua da Praia) , que fez com que parte da rua ficasse inundada na última semana. O secretário informou que a situação já é de conhecimento da SGU, que enviou uma equipe ao local na sexta-feira.

    De acordo com o secretário, nesta segunda-feira, 16, uma equipe realizou o atendimento no local, já que o serviço não pôde ser realizado na sexta-feira por conta das chuvas. “Nós estamos tomando o cuidado de conferir o dimensionamento da rede para que possamos atender à necessidade. Tanto é que o serviço não foi concluído no fim de semana justamente por causa da chuva que ocorreu na sexta-feira à tarde, mas tem uma equipe hoje fazendo intervenção no local e interligando essas redes e os bueiros”, afirmou.

    Sobre a questão do Coreto e da Cachoeira do Matadouro resta esperar. Sobre a rua Olímpio Diniz equipes da Prefeitura foram ao local e já estudam soluções pois a rua em breve não poderá passar carro por ali. Moradores da rua do Hospital solicitam quebra mola na parte onde a rodovia cruza a rua pois é muito perigoso atravessar, pedido é antigo. Também na rua da Praia há um poste que após alargamento da rua ele ficou  no meio da via! Isso tem  mais de dez anos e ninguém tira !