Demutran nega possibilidade de restringir o fluxo de veículos pesados na Rua João Batista em Passagem

    Moradores solicitaram a proibição do trânsito de veículos pesados na rua após o asfalto ceder e a rua precisar ser interditada

    Por João B. N. Gonçalves

              Em ofício publicado na última sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, o Departamento de Trânsito de Mariana (Demutran) informou que não há possibilidade de se proibir o trânsito de veículos pesados na Rua João Batista, no distrito de Passagem de Mariana. O documento divulgado é uma resposta à Associação de Moradores da comunidade, que solicitou que o fluxo de caminhões fosse impossibilitado.

    Para receber nossas notícias no seu zap clique aqui

              Após o asfalto ceder em parte da Rua João Batista, os moradores moveram uma ação pública em que pediram ao órgão fiscalizador do trânsito em Mariana o impedimento do fluxo de veículos pesados no local. Porém, o Demutran informa que o fluxo reclamado é atípico e temporário, e que não há possibilidade de atender ao pedido da população.

              Desde de junho de 2022, a Rua João Batista faz parte do trajeto de caminhões que levam materiais para as obras civis de estabilização dos taludes do ramal de Ouro Preto e Mariana, realizada pela empresa Tecnosonda S/A, terceirizada da Vale. De acordo com o Demutran, o tráfego de caminhões da empresa continuará acontecendo até a finalização da obra, prevista para agosto de 2023.

    De acordo com o diretor do Demutran, Eliabe de Freitas, a organização entende que não é possível restringir o trânsito desses veículos, pois teria como consequência a paralisação das obras, visto que não há outros acessos ao canteiro de obras. Outra razão para a não possibilidade para a paralisação do trânsito na Rua João Batista é por conta do transporte público coletivo, que passa pelo local, e não pode ser redirecionado.

    Asfalto rachado na rua João Batista

    Os moradores pediam que a rota fosse alterada para o Bairro Liberdade, porém, o Demutran descarta a possibilidade por conta de um acidente de trânsito registrado em Boletim de Ocorrência no dia 29 de junho do ano passado, com um veículo pesado da obra que estava trafegando pela rota via Bairro Liberdade. Na ocasião, a equipe do Demutran solicitou que a Tecnosonda não utilizasse a rota, pensando na segurança de moradores e funcionários da empresa.

    O Demutran disponibilizou para a população as seguintes informações sobre o andamento das obras:

    1. Quantidade de veículos pesados que estão em operação?

    Pico: 16 caminhões.

    • Número de viagens diárias?

    Pico: 64 viagens diárias.

    • Tipo de material que é transportado?

    Terra limpa (solo não contaminado).

    • Capacidade de carga dos veículos?

    14 metros cúbicos.

    • Horário de funcionamento da Obra?

    7h às 17h30.

    • Data prevista para finalizar a obra?

    Agosto de 2023.