Gêmeos conquistam o pódio na Corrida da Ressaca e repetem resultado de 2022
    Gilmar (à direita) e Gilberto Lopes no fim da 38ª Corrida da Ressaca / Foto: Hynara Versiani

    Na categoria feminina, Jessica Ladeira, de Ubá, é bicampeã

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    No último domingo (26), Mariana recebeu a 38ª Corrida da Ressaca e a 32ª Corrida da Ressaquinha. Com corredores de mais de 20 cidades de Minas Gerais e até do Rio de Janeiro, o evento teve mais de 600 inscritos, sendo mais de 500 adultos e 100 crianças. A Ressaca é realizada no município desde 1983, e em sua última edição, os gêmeos Gilmar e Gilberto Lopes, de 33 anos, repetiram o feito de 2022, conquistando o pódio juntos.

    Gilberto conta sobre suas outras experiências na Corrida da Ressaca: “Ano passado, tive esse mesmo prazer de compartilhar o pódio com meu irmão, ele em primeiro e eu em segundo, e eu participei da corrida também em 2007”. O atleta disse que está feliz com a entrega de bons resultados no início deste ano, e que espera participar da corrida novamente em 2024, na expectativa de superar o irmão.


    Jessica Ladeira após terminar a 38ª Corrida da Ressaca / Foto: Hynara Versiani

    A Ressaca foi a primeira prova do ano para Jessica Ladeira, que após correr sete quilômetros, conquistou o primeiro lugar na categoria geral feminina pela segunda vez seguida. “Eu participei duas vezes, ano passado, que foi na distância de 10 quilômetros, e esse. Nas duas eu consegui atingir esse resultado, graças a Deus”, disse após retornar à Praça Gomes Freire, que é o ponto de partida da corrida.

    Com largada às 8h30, a Ressaquinha foi uma prova para crianças entre 11 e 15 anos, com trajeto de dois quilômetros. O vencedor foi Matheus Gonzaga, de 14 anos. Após a largada da Ressaca, às 9h, crianças de 3 a 10 anos puderam participar de atividades lúdicas, correndo alguns metros na rua do Jardim.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    De acordo com o Secretário de Esportes de Mariana, Luis Gustavo Gomides, houve planejamento para que a 38ª edição da corrida fosse uma ação ampla. “Pela primeira vez, a corrida estende seu caráter social, propondo uma celebração maior para o aniversário de 40 anos. Essa é a maior edição, tanto em número de inscritos quanto em questão de tamanho”, contou.

    O evento teve início às 6h30, com os atletas recolhendo seus kits para a corrida, e se encerrou às 17h. A premiação aconteceu por volta das 11h, e em seguida, o Jardim teve músicas ao vivo e atrativos de rua de lazer, como pipoca, algodão doce e brinquedos para as crianças. Um dos aspectos inéditos na corrida de 2023 foi o macarrão, servido como brinde para os corredores ao meio-dia.

    O Prefeito de Mariana Edson Agostinho, mais conhecido como “Leitão”, comentou sobre a possibilidade de ser criada a Corrida do Ressacão para 2024. A categoria seria destinada à terceira idade.