Uma semana sem água no bairro Santa Rita de Cássia em Mariana

    Morador da Rua Caldeireiros afirma que  não está tendo água nem para tomar banho!  Há mais de uma semana sem água moradores recorrem a casas de amigos e parentes em outros bairros.

    O SAAE Mariana  informou que as constantes interrupções no abastecimento de água no bairro Santa Rita de Cássia são causados pela sobrecarga no sistema de abastecimento, que vem trabalhando em seu limite.

    Leia matéria de João B.N. Gonçalves

    Estação de Tratamento (ETA) Santa Rita que abastece o bairro Santa Rita de Cássia / Foto: SAAE Mariana

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu Whatsapp clique aqui

    Por João B. N. Gonçalves

    Moradores do bairro Santa Rita de Cássia, em Mariana, reclamam da frequência com a qual têm enfrentado problemas relacionados ao abastecimento de água.

    O morador José Ricardo, conta que a falta de água é recorrente e que no momento sua residência está há uma semana sem ser abastecida.

    José Ricardo é morador da Rua Caldeireiros há 16 anos, e conta que o problema é comum no bairro.

    “Faz anos que a água aqui não cai com regularidade. Costuma cair aí uma ou duas horas por noite e depois só depois de 3 dias”, diz.

              José Ricardo também afirma que quando enfrentam problemas com a água e entram em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mariana, há demora no atendimento.

    “É difícil também falar no atendimento lá (no SAAE), direcionam um caminhão pipa, mas leva 24 horas para poder fazer o abastecimento”.

              De acordo com outros moradores, quando contatam o SAAE, é comum que ouçam diferentes justificativas para a falta de água no bairro, com a mais recorrente sendo a realização de alguma manutenção.

    “A justificativa de sempre é que está tendo uma manutenção. Dessa vez, falaram que estava com problema na (Central de Abastecimento) Serrinha.( Passagem)

              José Ricardo conta que os problemas com água têm prejudicado o cotidiano das famílias do bairro, com muitas delas precisando ir para a casa de familiares em outros locais.

    “A gente não está tendo água, outro dia não tinha  nem para tomar banho. Tem conhecidos aqui que tiveram que ir para casa de parentes. Tem gente que teve que dormir sem jantar porque não tinha água nem para fazer comida”.

              Após as reclamações dos moradores, a equipe do Jornal O Espeto contatou o SAAE, que informou que as constantes interrupções no abastecimento de água no bairro Santa Rita de Cássia são causados pela sobrecarga no sistema de abastecimento, que vem trabalhando em seu limite.

    O Departamento Operacional do SAAE afirma que desde o final de 2022, vem buscando alternativas para o aumento da oferta de água nesta região com novas captações, com os primeiros estudos e ações obtendo resultados positivos.