Pitbulls atacam e matam animais no Catete em Mariana

    Ataques são registrados por câmeras e moradores cobram que Canil Municipal recolha os animais.


    Por Hynara Versiani


    Um morador do Catete, próximo ao Centro Histórico de Mariana, relata que há três cachorros da raça pitbull que têm atacado animais menores na região. De acordo com ele, seus dois gatos de estimação foram mortos pelos animais.


    O último ataque ocorreu na última quarta-feira, 8 de março ( 2023) , quando a gata de estimação do morador foi morta. Ele conta que encontrou o corpo no dia seguinte e que soube o que aconteceu após sua filha e esposa assistirem às câmeras de segurança em que as imagens mostram os cães atacando a felina.


    O morador informa que os animais rondam pela região há pelo menos 20 dias, com ataques a cães menores e outros gatos já tendo sido registrados.
    “Eles andam pela Praça (Tancredo Neves), Galego e Catete. Ninguém sabe se têm dono, mas eles vêm causando sofrimento para os outros”, diz.
    A fim de resolver a situação, os vizinhos entraram em contato com a Guarda Municipal e com o Canil de Mariana, porém disseram não foram atendidos até o momento.

    Os moradores querem que os animais sejam recolhidos pelo canil para evitar novos ataques e mortes de animais.


    De acordo com o Canil Municipal, o recolhimento só é feito em casos em que cães e gatos portam zoonoses, como raiva e leishmaniose.
    O morador conta que alguns vizinhos já ameaçaram matar os cães caso o problema não seja solucionado pelo poder municipal.


    Vale lembrar que maltratar animais é crime, previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com reclusão de dois a cinco anos, em caso de morte do animal, a pena pode ser ampliada.