De acordo com nota do SAAE ao jornal O Espeto a instalação do reservatório no bairro Nossa Senhora Aparecida está dentro de sua programação.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Nsa. Sra. Aparecida Thalison Maia disse que : “Não se trata de falta de água, nós temos um poço artesiano que produz mais de um milhão de litros de água por dia. Nós sofremos é pela falta de distribuição” afirma. Na Vila Aparecida existem dois poços artesianos, mas não possui um reservatório capaz de atender à população.
O SAAE enviou a seguinte nota :
“O SAAE Mariana informa que a instalação do reservatório no bairro Nossa Senhora Aparecida, que vai ter a capacidade de armazenar 500 mil litros de água, está dentro da programação que a autarquia tem planejado para a construção de mais quatro equipamentos como os dois que estão sendo concluídos no bairro Rosário. O SAAE Mariana também ressalta que na comunidade foram perfurados dois poços artesianos, mas somente um está em operação. A implantação do novo reservatório no bairro Nossa Senhora Aparecida vai ser uma das ações que o SAAE Mariana tem programado para otimizar e trazer melhorias para o sistema de abastecimento de água nesta importante comunidade do nosso município.”
Leia abaixo matéria na integra:
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Mesmo possuindo dois poços artesianos com vazão superior a um milhão de litros d’água por dia, a população do bairro Nossa Senhora Aparecida reclama que os problemas com o abastecimento seguem acontecendo.
Por isso, os moradores cansado de sofrer por falta d’água realizaram um abaixo-assinado, que até o momento conta com 128 assinaturas, pedindo a instalação de um reservatório capaz de armazenar e distribuir água para a comunidade.
De acordo com os moradores, os problemas com o abastecimento de água se tornaram rotina, repetindo-se quase que semanalmente e também em feriados. O presidente da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, Sr. Thalisson Maia, explica que graças aos poços artesianos há água suficiente para abastecer a comunidade, mas que essa água não chega às moradias.
Ele ressalta que os problemas são ocasionados pela falta de uma infraestrutura de distribuição:
“Não se trata de falta de água, nós temos um poço artesiano que produz mais de um milhão de litros de água por dia. Mas nós sofremos pela falta de distribuição, não temos hoje uma rede de distribuição que faça de fato a distribuição de maneira adequada”, diz.
Atualmente, a água produzida pelo poço é bombeada diretamente na rede de distribuição. Por conta do alto fluxo, que de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é de 12 litros por segundo, o excesso de pressão resulta no rompimento da rede em algumas ruas e o desabastecimento de algumas casas.
No ano passado, o SAAE Mariana licitou a instalação de um reservatório capaz de comportar até 500m³ de água no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Porém, mesmo já possuindo o terreno e o poço artesiano pronto, o SAAE MARIANA não deu ordem de serviço para a implantação.
Sr. Ronaldo Bento (PSB), vereador e ex-prefeito interino de Mariana durante o segundo semestre de 2022, conta que quando iniciou sua gestão, estava em andamento uma licitação para a aquisição de seis reservatórios de água: um no bairro Nossa Senhora Aparecida, um no bairro Cruzeiro do Sul, um no bairro Santa Rita e três no bairro Rosário, dois dos quais já estão próximos da conclusão.
O vereador Ronaldo Bento afirma que quando deixou o Executivo, havia dinheiro em caixa para a construção dos reservatórios:
“De julho a dezembro de 2022, fizemos um aporte de quase 28 milhões de reais, e deixamos um fluxo de caixa no SAAE de aproximadamente 15 milhões”. De acordo com o vereador, esses 15 milhões já estão reservados para a construção dos novos reservatórios.
O ex-prefeito explica que com a mudança na gestão da prefeitura, não houve continuidade nas ações que vinham sendo desenvolvidas, mesmo com o dinheiro em caixa. “O SAAE já pode fazer [a obra] porque o dinheiro já foi repassado. O que falta é interesse de agir”, diz.
O presidente da Associação de Moradores afirma que o bairro está pronto para receber o seu reservatório de água:
“Nós já temos o terreno, temos o projeto, a empresa contratada, água do poço artesiano em abundância. O que a gente precisa de fato é a infraestrutura ser instalada, o reservatório e a tubulação. A situação não é muito complexa, o que precisava de ser feito e já planejado já foi feito.
Thalisson destaca que a construção desse reservatório não será benéfica somente para o bairro Nossa Senhora Aparecida. Considerando que o poço artesiano inaugurado no ano passado tem capacidade para abastecer os bairros Colina, São Sebastião e parte do Barro Preto, esses locais também seriam beneficiados.
Após as reclamações dos moradores, o Jornal O Espeto solicitou um parecer do SAAE sobre o caso. De acordo com a autarquia, a instalação do reservatório no bairro Nossa Senhora Aparecida está dentro de sua programação, junto à construção de mais quatro como os que estão sendo concluídos no bairro Rosário. Ressaltam também que dos dois poços artesianos, somente um está funcional.
Veja a nota do SAAE na íntegra: “
O SAAE Mariana informa que a instalação do reservatório no bairro Nossa Senhora Aparecida, que vai ter a capacidade de armazenar 500 mil litros de água, está dentro da programação que a autarquia tem planejado para a construção de mais quatro equipamentos como os dois que estão sendo concluídos no bairro Rosário. O SAAE Mariana também ressalta que na comunidade foram perfurados dois poços artesianos, mas somente um está em operação.
A implantação do novo reservatório no bairro Nossa Senhora Aparecida vai ser uma das ações que o SAAE Mariana tem programado para otimizar e trazer melhorias para o sistema de abastecimento de água nesta importante comunidade do nosso município.”