Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Nesta terça-feira, 21 de março de 2023, aconteceu no Palácio das Artes em Belo Horizonte, a abertura da exposição “Contínuo Barroco”, que conta com artes sacras produzidas pelo escultor e entalhador marianense Hélio Petrus.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A mostra permanecerá aberta ao público na Galeria Alberto da Veiga Guignard até o dia 23 de maio.
Autor da exposição, o artista Hélio Petrus fala sobre o seu sentimento em ter sua arte reconhecida e exposta no Palácio das Artes, maior expoente da arte mineira.
“É um prazer muito grande porque é a primeira vez que eu exponho num espaço tão maravilhoso como esse. É também, a primeira vez que o Palácio apresenta obras voltadas para o barraco”, diz. O artista ainda salienta que o momento da exposição é uma forma de reconhecer o trabalho de sua vida: “É a coroação da minha arte, são 55 anos de trabalho e estou mostrando o melhor que produzi até hoje”.
A exposição é composta por 32 esculturas e talhas policromadas entalhadas em madeira. O evento é uma celebração aos 55 anos de carreira e 80 anos de vida do artista, a mostra faz referência ao Barroco Mineiro e busca representar a espiritualidade junto à arte.
Representando o Instituto Roque Camêllo, também responsável pela realização da exposição, o bispo emérito Dom Francisco Barros abriu o evento com uma fala em que reconhece o talento e a importância de Hélio Petrus para a arte barroca contemporânea. “A arte, seja moderna ou barroca, mais que agrada. E o barroco de Hélio Petrus é leve, uma leveza específica do neo barroco mineiro. É como se ele tivesse criado um outro tipo de barroco, mais moderno”, afirma.
O diretor de programação do Palácio das Artes, Sr. Bruno Hilário, afirma que as artes expostas por Hélio Petrus evidenciam as características únicas do Barroco Mineiro. “Hélio é um dos mais célebres mestres de ofício do nosso estado e a exposição também é uma celebração dos 80 anos de vida dele”, elogia o diretor.
Presente na abertura, o prefeito de Ouro Preto, Sr. Angelo Oswaldo, destaca a importância do artista e da exposição para o reconhecimento da arte mineira.
“Hélio Petrus é um grande artista de Mariana e de Minas Gerais, um mestre da talha que resgata todos os valores dessa arte, o Barroco, que fez o maior patrimônio cultural do nosso estado. Hélio Petrus atualiza o Barroco, recriando em seu trabalho todo o imaginário religioso que é tão caro à fé dos mineiros. É um trabalho maravilhoso”.
A exposição Contínuo Barroco compõe a programação especial Minas Santa, lançada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), que prevê uma série de ações durante o período da Semana Santa.
“Lutar pela realização dessa exposição foi realizar um sonho de Roque Camello, que deseja trazer para as galeria de arte do Estado a magnifica arte de Mariana através de seus artistas. “ Merania Camelo, incentivadora e curadora da exposição.
De acordo com o Presidente da Fundação Clóvis Salgado (gestora do Palácio das Artes), Sérgio Rodrigo Reis, a mostra “Contínuo Barroco – Hélio Petrus” marca um novo momento para o Palácio das Artes de Belo Horizonte.
“A exposição acontece em um momento especial, quando celebramos um projeto muito especial, o “Minas Santa”. Um projeto que procura celebrar o patrimônio mineiro, simbolizado pelas tradições em torno da fé e da devoção.”
Sr. Sérgio Rodrigo Reis explica que as obras de Hélio Petrus abrem o projeto pois materializam a cultura e expressões máximas do povo mineiro. “Esperamos que seja uma vitrine para abrir as portas para essa produção cultural”, diz.
Quem desejar visitar a exposição “Contínuo Barroco – Hélio Petrus” basta ir ao Palácio das Artes, localizado na Avenida Afonso Pena, 1537.