Prefeitos de sete cidades se unem para reduzir acidentes e salvar vidas na BR-040
    O Grupo de Trabalho é composto pelo presidente da AMIG e Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira; Prefeito de Congonhas Sr. Cláudio Antônio de Souza; Prefeito de Itabirito Sr. Orlando Caldeira; Prefeito de  Nova Lima, Sr. João Marcelo Dieguez Pereira; Prefeito de Belo Vale Sr. Waltenir Liberato Soares; Prefeito de Ouro Branco Sr. Hélio Campos; e pelo Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, que foi representado pela vice-prefeita, Sra. Regina Braga.
    Prefeito de Ouro Branco Sr. Hélio Campos

    O Prefeito de Ouro Branco  Sr. Hélio Campos contabilizou que em um trecho de 54 km da BR 040 foram registradas 53 mortes num espaço de dois anos!  O encontro teve o objetivo de estudar meios para reduzir acidentes e salvar vidas na BR-040 com participação dos prefeitos de Congonhas, Itabirito, Conceição Mato Dentro,  Belo Vale,  Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto. A Prefeitura de Mariana foi convidada a participar do grupo.

    O engenheiro Herzio Bottrel  disse que o  Governo do Estado de Minas  tem as condições necessárias para resolver o problema da BR 040, basta querer: “Não falta verba, é uma questão de decisão e de sensibilidade”. A solução apontada por Herzio Bottrel é a construção de uma via paralela, destinada especificamente para as mineradoras.

    Prefeito de Itabirito Sr. Orlando Caldeira.

    Segundo o prefeito de Itabirito Sr. Orlando, já há um projeto em fase inicial e que seria possível executar com apoio das  mineradoras Gerdau, Vale e Cedro.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu WhatsApp clique aqui

    Leia abaixo matéria na íntegra:  

    Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Nesta sexta-feira, 31 de março de 2023, ocorreu na sede da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), a reunião de lançamento do Grupo de Trabalho (GT) que discutiu medidas para diminuir o número de acidentes e mortes na BR-040.

    O Grupo de Trabalho é composto pelo presidente da AMIG e Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira; Prefeito de Congonhas Sr. Cláudio Antônio de Souza; Prefeito de Itabirito Sr. Orlando Caldeira; Prefeito de  Nova Lima, Sr. João Marcelo Dieguez Pereira; Prefeito de Belo Vale Sr. Waltenir Liberato Soares; Prefeito de Ouro Branco Sr. Hélio Campos; e pelo Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, que foi representado pela vice-prefeita, Sra. Regina Braga.

    Além dos integrantes do GT, estiveram presentes na reunião, o engenheiro civil responsável pelos estudos da rodovia, Sr. Herzio Geraldo Bottrel Mansur e vereadores das cidades afetadas pelos problemas na BR-040.

    O engenheiro Sr. Herzio Geraldo Bottrel Mansur afirma que o traçado da BR 040 é antigo e que precisa ser atualizado para suportar a demanda atual, incluindo o trânsito voltado para a mineração.

    De acordo com Herzio Bottrel, o trânsito minerário é uma das razões para que a BR-040 tenha se tornado a “nova rodovia da morte” no Estado de Minas Gerais, visto que segundo ele há carretas que rodam com velocidade no limite e com sobrecarga.

    O prefeito de Ouro Branco, Sr. Hélio Campos, disse que hoje muitos caminhoneiros transportam acima da carga permitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é de 23 toneladas.

    Em sua pesquisa, o Prefeito Sr. Hélio Campos contabilizou que em um trecho de 54 km foram registradas 53 mortes num espaço de dois anos. “300 litros de sangue de mineiros escorreram pelas canaletas da 040”, diz.

    O engenheiro Herzio Bottrel acredita que para se resolver os problemas na BR 040, seria possível se obter um acordo com as empresas do ramo da mineração para que seja feita uma duplicação da vida. “Ninguém tem nada contra o lucro, mas dá pra diminuir isso, incluir no balanço das empresas esse investimento”, afirma.

    A Prefeitura de Ouro Preto foi representada pela Vice Prefeita Sra. Regina Braga

    O engenheiro Herzio Bottrel também disse que o  Governo do Estado de Minas  tem as condições necessárias para resolver o problema, basta querer: “Não falta verba, é uma questão de decisão e de sensibilidade”. A solução apontada por Herzio Bottrel é a construção de uma via paralela, destinada especificamente para as mineradoras.

    O prefeito de Itabirito, Sr. Orlando Campos, afirma que medidas para solucionar o problema devem ser tomadas de forma célere. Segundo o prefeito Orlando, já há um projeto em fase inicial, e aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “É possível executar e já está conversado com as empresas mineradoras (Gerdau, Vale, Cedro).”

    Vereadores e agentes públicos participaram da reunião

    Forte polo minerário do Estado, o município de Mariana está fora do Grupo de Trabalho da BR 040 até o momento. Porém, ao final da coletiva, o prefeito de Itabirito fez um convite à Prefeitura de Mariana, destacando a importância de estar presente no grupo. Além disso as soluções apontadas para BR 040 podem beneficiar toda região.