Por Prof. Célio Mól
A escola estadual Dom Benevides realizou uma caminhada ecológica no dia 01 de abril de 2023 até a cachoeira da Bumbaça num sábado letivo com a presença de mais de 120 pessoas entre familiares e alunos, acompanhados de professores e profissionais da segurança pública, como Guardas municipais e bombeiros civis.
Antes da partida aconteceu uma breve palestra onde o objetivo foi ressaltar a importância de preservar a água doce do nosso planeta. Sempre foi compromisso da escola Dom Benevides apoiar a consciência ambiental e nesse quesito a direção não poupa esforços em promover ações que envolva educação e ecologia dando total apoio na realização deste evento que foi um dos tantos que temos em nosso planejamento pedagógico.
A caminhada aconteceu num lindo dia de outono! Após um delicioso café da manhã servido aos participantes, a equipe do Comandante Pinheiro do corpo de bombeiros militar de Mariana proferiu palestra frisando as condições ideais para segurança de todos durante a caminhada ecológica.
Na partida o comandante do corpo de bombeiros civil Sr Adão Severino Jr reforçou as dicas e junto dos seus bombeiros voluntários e dos guardas municipais Jeferson e Ferreira explicaram a logística do percurso e suas peculiaridades inerentes ao ambiente silvestre que iríamos percorrer.
A caminhada foi coordenada pelos professores de educação física da escola Dom Benevides Prof. Célio Mól e Prof. Adenilson, tendo como apoio demais professores e da Diretora Margareth que incentiva este projeto há mais de 7 anos.
A caminhada seguiu pelas centrais e históricas de Mariana descendo da praça Dom Benevides até a Igreja da Sé e seguindo pela rua direita, ponte de areia e Alphonsus de Guimarães com a ponte preta até chegar a linha férrea que foi a referência para o primeiro ponto de parada pra juntar a turma.
A ansiedade de conhecer um lugar desconhecido foi tomando conta da maioria dos alunos caminhantes que a cada curva que faziam perguntavam se já estavam chegando e como é costume de um bom mineiro a resposta dos guias era bem peculiar falando repetitivamente que é logo ali e assim ouvia-se vários comentários, risadas e gargalhadas num clima de muita descontração e empolgação.
A caminhada super tranquila, animada e divertida onde não houve nenhum incidente ou qualquer ato de indisciplina graças ao apoio dos órgãos solicitados e da dedicação dos professores e familiares que compareceram e se divertiram junto aos alunos, aque alias deram belo exemplo: não deixaram lixo pela trilha.
Depois de um pouco mais de 5 KM seguindo a linha férrea foi avistada Cachoeira da Bumaça, com sua grande queda e som característico, o que causou alvoroço, muitos alunos gritavam alegremente já outros ficaram boquiabertos admirando a força da natureza.
Mesmo com a água fria os alunos quiseram sentir na pele este poder que rejuvenesce nos reanima e nos dá mais energia. Depois de umas duas horas de um delicioso e diferente recreio em meio à natureza os coordenadores anunciaram a hora de partir e todos recolheram seus lixos e seus pertences seguindo de volta para Mariana com o grupo .
Na despedida houveram pedidos de quando vai ser a próxima ! Os participantes chegaram sãos e salvos agradecendo pelo evento num contentamento explícito misturado a um cansaço físico moderado. Sabemos que isso marca uma época escolar e fica na memória do aluno como uma experiência positiva em sua vida e assim ajudamos a formar um cidadão melhor, mais consciente ambientalmente pois aprendemos que a nossa permanência neste planeta depende exclusivamente do respeito que damos a natureza.
Você é o nosso próximo convidado, venha com a escola estadual Dom Benevides conhecer as riquezas ecológicas de nossa cidade.
Fotos : Escola Dom Benevides – divulgação