População de Bandeirantes sofre com superlotação nos ônibus do Tarifa Zero
    Sr. João Gomes ( dir) no ponto de ônibus no centro de Mariana Foto Leandro H Santos

    Moradores de Bandeirantes reclamam de superlotação nos ônibus do Tarifa Zero, gerido pela  Prefeitura de Mariana . Sra. Cristiane Costa, Engenheira de Transportes do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAM, informou ao jornal O Espeto que dois novos horários foram adicionados a partir do dia 03 de abril ao distrito, desde então a população passa a contar com cinco horários por dia e assim espera-se que com essa medida redução da superlotação nos ônibus.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu WhatsApp clique aqui

    Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última semana de março de 2023, o Jornal O Espeto recebeu uma reclamação do Sr. João Gomes, de Bandeirantes. De acordo com o morador, o ônibus do programa Tarifa Zero, da empresa Transcotta, que atende a população do distrito opera sob a superlotação de passageiros há aproximadamente 6 meses.

    Sr. João Gomes que usa o transporte público Tarida Zero disse ao jornal O Espeto que o ônibus comporta 47 passageiros sentados e 17 em pé.

    Porém, ele afirma que há dias em que os passageiros em pé somam 30 !  “Como o distrito de Bandeirantes aumentou muito em questão de moradores, o ônibus das seis da manhã, o de meio-dia e o das cinco da tarde estão passando por essa superlotação”, explica. Moradores testemunham que o ônibus das seis da manhã é o mais apertado.

    João Gomes revela que tem medo de que a situação gere um acidente. “A entrada do nosso distrito é muito perigosa. É uma descida forte, uma curva bem fechada. Caso o ônibus perca o freio ali, só Deus mesmo para ajudar o povo. Então, está havendo muito descaso com a nossa população de Bandeirantes”, desabafa.

    Outra reclamação diz respeito à impossibilidade de entrar no ônibus quando ele está cheio. “É claro que muitas vezes a culpa não é do motorista, mas tem pessoas que precisam trabalhar ou ir ao médico”, diz o morador, explicando que por conta da superlotação, essas pessoas são deixadas para pegar o ônibus seguinte. “Às vezes, a pessoa que já tem um compromisso marcado não pode viajar, é uma falta de respeito.”

    A Associação de moradores de Bandeirantes já realizou reuniões com vereadores de Mariana, além de encaminhar abaixo-assinados e ofícios pedindo que regularizassem a situação. Porém, Sr. João Gomes conta que a única coisa dita pela prefeitura é que iriam verificar a possibilidade de mais horários.

    Sr.João Gomes relata  que foram feitos pedidos para que houvesse um ônibus de reforço, ou até mesmo um micro-ônibus a mais para atender a população, pelo menos no horário das seis da manhã. “A gente tem cobrado até nas redes sociais, nos órgãos responsáveis, e não estamos tendo resposta. Nossos impostos são pagos para isso, para a população ser bem atendida”, clama.

    O Jornal O Espeto entrou em contato com o Departamento de Trânsito de Mariana (Demutran) no dia 28 de março. No dia cinco de abril, obtivemos a seguinte resposta da Engenheira de Transportes do Demutran, Sra. Cristiane Costa:

    “Foi solicitado ao setor educativo uma campanha para conscientizar a população sobre a educação ao utilizar o transporte. Além disso, conseguimos alocar mais dois horários no quadro de horário da linha de Bandeirantes, chegando no limite de aditivos do contrato vigente. O intuito foi de atender a demanda dos alunos, mas espera-se que a superlotação possa diminuir com o aumento dos horários e minimizar os problemas de superlotação enfrentados pela população. O novo quadro de horários iniciou no dia 03/04 e estamos acompanhando o impacto da alteração.”

    O novo quadro de horários mencionado por Cristiane entrou em vigência no dia três de abril. Com ele, em dias de semana, o ônibus de Bandeirantes passa a ter possui cinco horários, saindo do distrito às 6h, 7:30, 11h, 13:20 e 18h, e saindo de Mariana às 6:40, 10h, 12:20, 17h e 22:30.