Dia do Gari: em solenidade, Câmara de Itabirito homenageia profissionais da limpeza

    Nesta terça-feira (16/5), Dia do Gari, a Câmara de Itabirito, com base na Lei Municipal nº 3.181, de 2016, de autoria do atual presidente Arnaldo dos Santos, concedeu Moção de Bons Serviços a cinco servidoras efetivas que exercem a função na cidade.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    As profissionais foram escolhidas pela Limpeza Urbana da Prefeitura.
    Essas garis receberam a homenagem extensiva a todos os outros colegas de profissão.
    AS HOMENAGEADAS:
    ALICE CRISTINA DA SILVA, que exerce a função de gari em Itabirito há 12 anos. Segundo seus coordenadores, ela é muito responsável, tem espírito de liderança, é observadora e sempre dá bons conselhos. Impossibilitada de receber a condecoração, Alice foi representada pela estagiária Eliane Lima.
    JOANA D´ARC PEREIRA DA SILVA, que trabalha como gari há 30 anos. De acordo com os coordenadores, ela é sempre alegre, vaidosa e muito responsável.
    MÁRCIA MARQUES DOS SANTOS é gari há 23 anos. “Ela trabalha com muita responsabilidade e capricho”, informou a Limpeza Urbana da Prefeitura.
    MARIA JOSÉ AZEVEDO exerce a profissão de gari há 14 anos. Segundo os coordenadores, ela é uma servidora exemplar, dedicada e muito comprometida com sua função.
    TEREZINHA ROSA FERNANDES DA SILVA (conhecida como Rosinha) é gari em Itabirito há 9 anos. Para os coordenadores, Rosinha é alegria em forma de pessoa, dedicada, sempre quer resolver as coisas rapidamente e é muito vaidosa.
    ORIGEM


    A origem da palavra gari é antiga. Em 1876, o empresário francês radicado no Brasil, Pedro Gary, assinou com a Corte o primeiro contrato de limpeza pública do país, firmado no Rio de Janeiro.
    A empresa ficou responsável pela remoção de lixo nas casas e praias da então capital federal durante cerca de um ano. Os moradores já tinham se habituado a chamar os profissionais da limpeza como “turma do Gary”, em referência ao sobrenome do empresário. A pronúncia original acabou mudando com o tempo, mas o apelido se popularizou e alcançou os demais estados brasileiros.

    Imagens:

    1- Homenageadas e representante (de óculos) – Foto: Ascom

    2- As homenageadas e os vereadores – Foto: Ascom