
Cerca de cem alunos do cursinho popular pré vestibular Vitor Gianoti vieram de São Paulo diretamente para o Museu Minas do Gogo. A visita faz parte de um tour pelas cidades históricas.
Além de visitar o Museu os jovens acompanhados pelos professores permaneceram quase todo dia no Gogo, movimentando o comercio local, inclusive almoçaram no Bonanza.
Prova que a o turismo quando planejado trás benefícios para toda comunidade. Preservação da história, aposta na educação dos jovens, além de contar nossa história também valoriza nossa cidade.

O parque do Gogo é protegido por determinação judicial da 18ª Vara Federal e qualquer intervenção no local deve ser analisada pelo IPHAN. Ações como essa, de receber turistas valorizam a importância do parque mas também reforça o sentimento de pertencimento da comunidade que é beneficiada na cadeia do turismo.
Para o professor Eduardo Campos, fundador do Museu Minas do Gogo realizou uma palestra para os alunos, ele disse que: “Os resultados dessa visita para cerca de 100 alunos de São Paulo prova que preservar a história pode revelar as potencialidades do poder da economia criativa e turística de fomentar benefícios para comunidade” disse.

Mariana espera um dia que o Parque do Gogo saia do papel e se torne realidade, dotando a localidade de meios para receber o turismo cultural e educacional, pois é visitando que se aprende. Mariana chega a um ponto do “não retorno”, pois não é possível mais desconsiderar a existência desse tesouro arqueológico e histórico em nosso município, há que existir ação firme do poder público para preserva-lo e conserva-lo para a presente e futuras gerações.
