Por: Rozembergue Teixeira
Uma dúvida muito comum de desenhistas iniciantes é: como fazer sombra no desenho?
Muita gente acha que é só colocar a sombra do lado oposto da luz e pronto. Sinto muito em te dizer, mas o Fundamento da Luz e Sombra não é só isso!
O Fundamento da Luz e Sombra ou sombreamento do desenho é muito mais do que isso, envolve outros aspectos que muitas vezes passam despercebidos.
Se você fica na dúvida de como sombrear os seus desenhos ou se você acha que luz e sombra é só posicioná-las no lugar certo, você precisa ver esta aula até o final para entender melhor o fundamento da luz e sombra e elevar o nível dos seus desenhos.
O que é o Fundamento da Luz e Sombra
A luz e a sombra têm uma função crucial que é definir o volume e a profundidade dos desenhos. Ou seja, a luz e a sombra ajudam a reforçar e a potencializar o efeito de tridimensionalidade dos desenhos.
A luz e sombra no desenho também é conhecido como o Fundamento dos Valores. O valor é basicamente a luminosidade refletida em um objeto, ou seja, o quanto uma área tem mais preto ou mais branco. Esse jogo de luz e sombra é conhecido como contraste.
Repare que a parte superior da mulher tem uma quantidade maior de branco. E na região oposta desse gradiente, há a presença do preto absoluto, principalmente nas regiões de sombra projetada, isto significa, que onde não há nenhum tipo de luz, ela será sempre mais escura, chegando em um preto quase 100%.
E no restante do desenho temos uma grande variedade de gradações entre o preto e o branco. Cada superfície dessa cena, ao ser impactada pela luz, refletirá uma tonalidade de mais preto ou menos branco.
Mas essa variação de cor vale para todas as cores, e não somente para o preto e branco. Todas as cores terão uma tonalidade mais clara, com mais branco adicionado a ela e também uma tonalidade mais escura, com mais preto adicionado àquela determinada cor. Continua na próxima edição com o tema ‘’Tipos de Luz’’. Até lá.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui