A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 17 e 18 de maio ações ligadas à Semana Nacional de Luta Anti-Manicomial. Na quarta-feira, dia 17, na sede do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Itabirito), ocorreu o 1º Fórum de Saúde Mental. Na quinta-feira, dia 18, foi realizado cortejo pela região central a fim de promover a conscientização por uma sociedade sem manicômios.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
“Essas ações são fundamentais para que não sejam esquecidos os avanços que
ocorreram no tratamento da saúde mental no Brasil após a reforma psiquiátrica
iniciada na década de 1970. Os serviços dos Caps Adulto e Infanto-juvenil são exemplos desses avanços significativos no tratamento psicossocial”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.
1º Fórum de Saúde Mental
O 1º Fórum teve como
objetivo contribuir para a qualificação
da atuação dos
trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial visando ao desenvolvimento de práticas que favoreçam a integralidade do cuidado em Saúde Mental.
“Nesse 1º Fórum, pensamos em temas como a saúde mental na atenção primária e
redução de danos. Esse encontro foi uma oportunidade de aprendizado e de
construções para toda a rede”, afirmou a coordenadora técnica em saúde mental e referencia técnica do Caps Adulto, Silvana Caroline Mendanha.
Ao longo do dia, palestras trataram de temas como fluxo da Rede de Atenção
Psicossocial e redução de danos, com a participação das psicólogas e técnicas em
saúde mental Adriana Martins e Larissa Diniz, além do especialista em redução de
danos Flávio Santos e da artista plástica Danni Garcia, que compartilharam suas experiências em trabalhos com a população usuária de álcool e outras drogas.
“O evento foi muito proveitoso. Discutimos temas importantes na Semana da Luta Anti-Manicomial. É importante compartilhar vivências ligadas a redução de danos, acolhimento dos usuários, interface entre saúde mental e assistência e como isso ocorre. Além disso, a importância da arte que movimenta os usuários no sentido de cuidado e acesso à cultura em busca da qualidade de vida do usuário de drogas e de pessoas em situação de rua”, destacou a artista plástica, Danni Garcia.
O Fórum de Saúde Mental foi implantado após a aprovação, na 1ª Conferência
Municipal de Saúde Mental, da proposta de realização e construção permanente. O evento contou com presença de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial dos municípios de Ouro Preto e Mariana.
Cortejo Anti-Manicomial
Na quinta-feira, dia 18 de maio, aconteceu cortejo pelas ruas da região central, em
conjunto com a Rede de Atenção Psicossocial dos municípios de Ouro Preto e de
Mariana, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Anti-Manicomial.
Ao longo do trajeto – da Prefeitura ao Caps Adulto –, os participantes cantaram
paródias ligadas ao tema e exibiram cartazes em defesa de respeito, cuidado e do tratamento preservando a liberdade de cada cidadão. Fonte: PMI.