Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto

    Evento reuniu 10 municípios e seis circuitos turísticos no Centro de Convenções da UFOP, além de 72 expositores com um publico estimado de cinco mil pessoas participando dos três dias de evento

    Por: B. N. Gonçalves

    Na última semana, dos dias 01 a 03 de junho de 2023, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu a terceira edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura (Festur). O evento atraiu cinco mil pessoas ao longo dos três dias de evento, além de 72 expositores locais, de Minas Gerais e do Brasil.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A terceira edição do Festur busca reunir os negócios da região e criar uma rede de conexões a fim de fortalecer o turismo e comércio locais. O Festur é realizado anualmente pela C.M Business Hub, a presidente Cássia Neves destaca que há uma carência de eventos relacionados ao turismo em Minas Gerais, e por isso, o Festival deseja fazer com que Ouro Preto tenha um volume maior de turismo qualificado.

    Cássia Neves diz esperar que o festival ajude a promover o município de Ouro Preto, além de auxiliar no desenvolvimento da economia local. “Quando você trabalha em um evento de promoção da cidade, como é o Festur, a nossa expectativa é que ele contribua significativamente para o fomento do desenvolvimento econômico local. Não é só do turismo, mas de uma série de outros produtos, empresas e nichos de mercado impactados quando há uma demanda turística efetiva no município.”

    Mariana esteve presente no Festur de dois modos: com as produções da Academia Marianense de Bordados e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que apresentou um roteiro turístico dos distritos do município. Marcela Souza, foi uma das representantes da secretaria e falou sobre os objetivos da participação no festival: “O objetivo é trazer visibilidade para Mariana e fazer com que a gente consiga fazer publicidade e marketing da cidade e desse novo turismo. É uma oportunidade de tentar colocar Mariana nos olhos dos turistas que vêm para essa região, para poderem conhecer não só o Centro Histórico, mas toda a sua diversidade e essa riqueza de atrativos”.

    Silvia Drummond representou Belo Horizonte e o Mercado Central no Festur, para ela o evento de turismo é uma oportunidade da instituição ser vista por outros públicos. “É uma oportunidade de estar em uma nova cidade. A gente tem essa tradição de frequentar esses grandes eventos de turismo e nós aceitamos estamos aqui para buscar essa proximidade com os outros destinos do nosso estado, além de conhecer as pessoas e fazer com que elas lembrem do mercado”, diz.

    O Festur reuniu durante os três dias de evento diferentes setores da economia, desde produtores de queijo, café, frutas vermelhas, grandes mercados até roteiros turísticos, vindos de diferentes locais. A presidente C.M Business Hub salienta que o objetivo da diversificação desses negócios é entender o que cada município desenvolve em relação a produtos e serviços.