Por Larissa Flauzino
A Semana do Meio Ambiente, neste ano, teve como tema: “Soluções para a poluição plástica”, e ocorreu entre os dias 02 e 07 de junho, no município de Mariana! As ações foram realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar crianças, adolescentes e toda a população marianense e visitantes. Durante cinco dias, aconteceram diversos movimentos socioeducativos que contaram com o apoio da Empresa Vale, Fundação Renova, Guarda Ambiental, Guarda Municipal, Polícia Militar de Meio Ambiente e o Instituto Habitat.
O primeiro dia de atividades aconteceu no Distrito de Santa Rita Durão, e foi destinado para os alunos do Ensino Fundamental I e II, da Escola Municipal Sinhô Machado, que contaram com uma programação dinâmica e divertida. A programação proporcionou às crianças uma caminhada até a Fazenda Catapreta, além de piquenique, Rua de Lazer, oficinas educativas, jogos sobre reciclagem e os quatro elementos da natureza, e muitas outras atividades com o objetivo de gerar reflexão e aprendizados socioambientais.
No domingo (04), as atividades foram abertas ao público, na Praça Gomes Freire (Jardim). Foram disponibilizadas: oficina de manejo de resíduos com reutilização de materiais; oficinas com os quatro elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo, Água) simulação de incêndios florestais com a Brigada de Incêndio; simulação de Tratamento de Água com Jar Test; Espaço Informativo – Projeto Doce Vivo Renova; Palestra com representantes da CAMAR e gari; além de apresentação teatral do Mundo Jojoba Show, Circovolante e bate-papo com comunidades distritais para falar sobre coleta seletiva e disposição de resíduos.
Na segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, foram ofertados dois momentos. Na Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio ocorreram oficinas de gastronomia (reaproveitamento de alimentos) e de Compostagem; além do projeto “Vem Plantar” com plantio de sementes de alimentos na horta da escola. Também foi realizada uma Blitz Educativa, em frente ao Centro de Convenções, no centro da cidade, contando com a distribuição de material informativo sobre preservação, sacolinhas (lixocar) e sementes.
Segundo Wilma Miranda, Coordenadora de projetos Mezcla Cultural, empresa especializada na produção de eventos e oficinas com foco em educação artística e ambiental, “a participação da Mezcla, na programação, começou no domingo, na Praça Gomes Freire (Jardim), com a oficina de manejo de resíduos, com a participação de 100 pessoas aproximadamente durante o evento, que apresentou diversas maneiras de reutilizar o resíduo escolhido, de forma artística, podendo ser usado como objeto de decoração ou brinquedo. Já na Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio, trouxemos a oficina de compostagem, ensinando como é o processo de montagem de um minhocário, simultaneamente, com a oficina de reaproveitamento de alimentos, produzindo uma torta de legumes com as cascas de vegetais e um bolo de cascas de bananas. Dessa forma, visamos ensinar os alunos a utilizar todas as partes do alimento, para explorarmos ao máximo o potencial nutritivo, saudável e econômico dos alimentos, sem perder a qualidade. Agradecemos a Prefeitura de Mariana pela oportunidade e parabenizamos pela rica e completa programação”, destacou.
Na terça-feira (06), os alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira, participaram da esquete teatral “Duelo entre Mosquitão do bem x Mosquitão do mal”. Para Helerson Freitas da Silva, diretor da unidade escolar, no bairro Santo Antônio, as atividades foram essenciais para o desenvolvimento dos alunos. “A escola recebeu ações de plantio de mudas em vários espaços e palestras sobre a dengue e a água, o que é de extrema importância na localidade, devido ao alto índice de contaminação por dengue no bairro. Através dessas atividades, que foram desenvolvidas de forma teatral,o aprendizado se tornou leve, fazendo com que os alunos tivessem uma melhor absorção do conteúdo, criando uma consciência ambiental”, afirmou.
Por fim, na quarta-feira (07), os alunos da Faculdade de Filosofia Dom Luciano Mendes foram contemplados com uma visita ao Aterro Sanitário, no distrito de Camargos, ressaltando a importância da destinação consciente de resíduos para preservação ambiental; a ampliação da vida útil do aterro sanitário, geração de emprego e renda (coleta seletiva); e a valorização e reconhecimento do catador como um agente da preservação ambiental. Além disso, o momento contou com uma homenagem à CAMAR e colaboradores da limpeza urbana da nossa cidade.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos causados pelas ações humanas e formas de reduzi-los. Em Mariana, anualmente comemoramos a Semana do Meio Ambiente, como forma de valorização a essa importante data.
Foto: Jardim – Bianca Parma
Foto: Santa Rita Durão e Escola Wilson Pimenta – Larissa Flauzino
Foto: Blitz – Evelin Almeida
Foto: Escola Cônego Dilascio – Natália Santos
—
Prefeitura de Mariana