Paquistão e Afeganistão a beira da guerra às vésperas do ano novo

    Ataques do grupo TTP ( Talibãs do Paquistão ) ao território do Paquistão

    Como represaria ataques aéreos do Paquistão mataram 48 pessoas no província de Paktica , incluindo mulheres e crianças. Lideranças do Afeganistão disseram que irão contra atacar o Paquistão por essa agressão ocorrida dia 28/12/2024.

    Já o Paquistão acusa o Afeganistão de apoiar as ações do grupo TTP, que tem seis mil soldados bem armados, e constantemente atacam o Paquistão, como na semana passada um ataque a Wariziastan do Sul que matou 16 soldados paquistaneses. O governo do Paquistão de sua capital Islamabad anunciou represarias, como ataques aéreos ao TTP dentro do solo do Afeganistão.

    Como se fosse pouco a guerra na Europa, com a Rússia e Ucrânia, ou a tensão no Oriente Médio com Israel, Síria, agora temos também Afeganistão e Paquistão, vizinhos mas historicamente inimigos.

    Combatentes talibãs do Afeganistão reforçam fronteira com Paquistão. Armamento é de primeira, deixado pelos Estados Unidos quando deixaram o Afeganistão.

    Teme-se que a escalada dos ataques pode levar a eclosão de uma guerra aberta, caso os ataques do TTP continuem ao Paquistão, e assim levando a guerra ao Afeganistão por tabela.

    O governo talibã do Afeganistão nega dar apoio ao TTP, mas em informe afirma que não aceitará ataques a seu território, onde se instala o TTP, e de onde eles saem para atacar o Paquistão.

    Ainda temos os conflitos na África, no Magreb, bombardeios no Iêmem, sem falar na tensão que se prolonga por décadas entre as duas Coréias, e entre China e Taiwan.