Governador Zema quer fundo perpétuo para garantir a saúde financeira dos municípios
    Governador Romeu Zema, prefeito interino Edson Agostinho Leitão e secretário executivo do Consórcio Público para Defesa e Revitalização do Rio Doce Sr. Duarte Eustáquio Junior durante o Fórum de Prefeitos, realizado em Mariana / Foto: João B. N. Gonçalves

    Encontro em Mariana reuniu mais de 30 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo atingidos diretamente e indiretamente pelo rompimento da barragem da Samarco

    Para receber notícias do jornal O Espeto por whatsapp clique aqui

    Por João B. N. Gonçalves, Hynara Versiani e Pedro Henrique de Souza

    Nesta sexta-feira, 23 de junho de 2023, Mariana recebeu prefeitos, autoridades e representantes dos municípios atingidos pelo desastre causado pelo rompimento da Barragem da Samarco em 2015.

    O fórum de trabalho visa discutir medidas para a reparação dos danos causados. O encontro contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO).

    O Governador Sr. Romeu Zema destaca a urgência e a dedicação do governo de Minas Gerais no processo de repactuação do Rio Doce. Ele diz terem sido realizadas mais de 300 reuniões no intuito de garantir uma reparação efetiva e rápida para a região afetada. Zema afirma que o modelo atual é insuficiente e não trouxe recursos para as prefeituras e para as pessoas, enfatizando a necessidade de resultados concretos. O Governador Zema ressalta a importância da participação das prefeituras nesse processo e a busca por recursos diretos para os municípios.

    O prefeito interino de Mariana, Edson Agostinho Leitão (CIDADANIA), lembra que tudo começou no município em 2015 e chama a atenção para a presença do governador e dos representantes no encontro. Para ele, é preciso avançar nas negociações, uma vez que já se passaram oito anos desde a tragédia e Mariana ainda tem reivindicações a serem feitas. O prefeito diz ser importante ouvir a comunidade e buscar decisões coletivas.

    O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PV), teceu críticas à Fundação Renova, enfatizando a necessidade de buscar um acordo para acelerar as providências. Ângelo Oswaldo afirma que a culpa não é dos municípios presentes na reunião, mas sim das empresas, e destaca a importância de lidar com essa situação de forma eficiente.

    O secretário executivo do Consórcio Público para Defesa e Revitalização do Rio Doce (CORIDOCE) e ex-prefeito do município, Sr. Duarte Júnior, destaca a importância de Mariana sediar o encontro dos prefeitos e do governador. “Mariana foi o primeiro município a ser atingido e estamos nessa luta desde o dia da tragédia. Precisamos buscar soluções e o Fórum foi criado para dar voz aos municípios, que não foram ouvidos quando o sistema Renova foi construído. Agora, o Fórum tem o papel de representar os municípios e discutir as melhorias necessárias”, afirma.

    Sobre as preocupações em relação ao acordo feito com a Inglaterra, Duarte alerta que a saída dos municípios enfraquece o acordo no Brasil, uma vez que eles são os representantes nessa negociação. “Se os municípios não forem representados na Inglaterra, o acordo no Brasil fica enfraquecido. Trabalhamos para que o acordo seja efetivado, beneficiando o Estado e a União. É uma preocupação legítima, mas devemos buscar a melhor solução para os municípios”. Disse.

    Durante a reunião, foi discutida a questão da repactuação e sua importância para os municípios atingidos. O governador Romeu Zema afirma que a conclusão bem-sucedida do acordo com a Inglaterra e a destinação dos recursos para os municípios são preocupações de todos. O governador salienta que é importante para o Estado a existência de um fundo perpétuo para garantir a saúde financeira dos municípios e parabenizou o trabalho do Fórum de Prefeitos.

    A Secretária Estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, enfatiza o compromisso do governo em buscar soluções para as cidades atingidas. Ela ressalta a importância de um trabalho conjunto entre os municípios e o estado para garantir a reparação necessária.

    Fazem parte do fórum os prefeitos dos municípios mineiros de Acaiaca, Açucena, Aimorés, Alpercata, Alvinópolis, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Dionísio, Dom Silvério, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Jaguaraçu, Mariana, Naque, Ouro Preto, Periquito, Piedade de Ponte Nova, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Rio Piracicaba, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São João do Oriente, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga, e das cidades capixabas de Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Fundão, Linhares, Marilândia e Rio Bananal.