
Evento contou com relevante presença de responsáveis e pais dos formandos
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM) realizou na manhã de hoje, 30/06/23, a Formatura de aproximadamente 300 alunos dos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental de Ouro Preto (MG). “Aprendi a não usar drogas e a não aceitar nada de estranhos”, afirmou a estudante Beatriz Alves, aluna do 5º ano da E. M. Renê Gianetti.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Três escolas fizeram parte do Programa neste 1º semestre: Escola Estadual Dom Velloso, Escola Municipal Thomaz Antônio Gonzaga e Escola Municipal Renê Giannetti. A Professora do 5º ano da Renê Giannetti, Adriana Rioga, afirmou que acha muito importante a aplicação do PROERD nas escolas, “por ensinar aos alunos a não seguirem pelo caminho das drogas e nem da violência. Eles conseguiram aprender bastante também sobre bullying e a respeitar os colegas.”

Os instrutores do PROERD nas três escolas foram o 1º Sargento PM Juliano Gonçalves e o Cabo PM Saulo Soares. O Sargento Juliano explicou como foi a aplicação do Programa neste semestre na cidade. “Conseguimos alcançar nosso objetivo que é levar uma mensagem positiva e ensinar nossas crianças a se protegerem de más influências e de ofertas negativas. E a dizerem não às drogas.” Segundo o Sargento, a recepção dos alunos aos policiais militares instrutores do PROERD é positiva. “Elas nos recebem muito bem, participam das aulas e fazem todas as atividades. E por meio das redações que fazem ao final das aulas, percebemos que elas aprenderam bem o conteúdo aplicado”, completou.
O evento contou com grande participação de pais, mães e responsáveis pelos estudantes; professores e autoridades. Segundo o Superintendente Regional de Ensino, Fabrício Bicalho, “O PROERD é transformador, promovendo o combate às drogas na região. E o trabalho dos policiais é incrível, além das drogas, eles falam sobre bullying, prática sociais e o bom andamento da vida escolar. É uma atuação muito importante do policiais militares dentro das nossas escolas, para dar continuidade ao trabalho de nossos professores.”
Durante a Formatura, foram presenteados com jogos lúdicos três redações entre os textos que todos os alunos do 5º ano escreveram sobre o que aprenderam durante as aulas: em 1º lugar, o aluno da E. M. Renê Giannetti, Hernani Soares Teixeira Mendes. Em 2º lugar, a aluna da E. E. Dom Velloso, Vitória Ferreira Vieira da Silva. E em 3º lugar, a aluna da E. E. Dom Velloso, Clara Ribeiro Terror. Todos os três do 5º ano do Ensino Fundamental. E outro momento de destaque foi a chegada ao evento do Leão Daren – Mascote do PROERD – e do PM Amigo Legal e da PM Amiga Legal, os quais fizeram a alegria das crianças.
O Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), Tenente-Coronel Joilson Fernandes Bitterncourt, falou sobre a relevância do PROERD, Programa que completou 22 anos em nossa região, neste ano. ”A união dos esforços entre a Polícia Militar, Escola e Família é capaz de transformar as vidas de muitos alunos, pois estes recebem dos instrutores do PROERD orientação de como resistir às drogas e à violência, bem como serem respeitosos e seguirem o caminho do bem. A formatura é a coroação do trabalho efetivo de todos os envolvidos. Agradeço imensamente às Escolas, aos pais, aos Instrutores do PROERD e aos estudantes, pois somente pela educação conseguiremos transformar nossa sociedade, a tornando mais justa e acolhedora. Parabéns a todos!”
Novas Viaturas para o PROERD
A Formatura aconteceu no Centro de Convenções da UFOP, onde também foram entregues duas viaturas destinadas ao PROERD e ao serviço de Proteção Escolar. As viaturas foram doadas por meio de um convênio da Secretaria de Estado de Educação.