Jovem Orquestra de Ouro Branco se apresenta no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal com participação de Celso Adolfo e Lucas Telles

    Concerto da JOOB será no dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

    A Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB – se apresenta no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, 14 de dezembro, quinta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O concerto encerra o ano da JOOB e traz novamente a participação do violonista e compositor mineiro Celso Adolfo, parceria que se firmou nos dois últimos concertos da orquestra; e do também violonista e compositor Lucas Telles, que junto com o grupo Toca de Tatu também criou laços com a JOOB.A regência é do maestro Marcos Silva-Santos.

    “A música tem essas maravilhas. Descobrir um trabalho como esse da Jovem Orquestra de Ouro Branco é edificante. Chegar ao fim de 2023 trabalhando ao lado da JOOB é um prazer especial porque confirma algo que sempre pensei a respeito de música: ela tem que se aproximar das pessoas e inclui-las. Além disso, a qualidade da orquestra – formada em sua maioria por jovens na faixa dos vinte anos – me surpreendeu muito, todo mundo trabalhando com afinco, com uma vontade muito grande. Meu encontro com a JOOB foi como achar uma chave de ouro”, relata Celso.

    A abertura do programa será com Preparense, de Astor Piazzolla. Em seguida, a orquestra toca Mas que nada, de Jorge Ben Jor e Mourão, de Guerra Peixe. Depois, é a vez do compositor e violonista mineiro Lucas Telles subir ao palco para apresentar com a orquestra três composições suas: Urucubaca, Aurora e Alumiado.

    A parte final do concerto é que contará com a participação de Celso Adolfo, que toca com a orquestra algumas de suas composições mais conhecidas, como Brasil, nome de vegetal e Nós Dois.

    A Jovem Orquestra de Ouro Branco tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; apoio Cartório 1o Ofício; CORI Registro de Imóveis, Hotel Verdes Mares e Amigos da Orquestra.

    AMIGOS DA JOOB

    Em 2023, a Jovem Orquestra de Ouro Branco se transformou em um grupo estável, em que alunos e ex-alunos recebem uma bolsa mensal. Mas para conseguir manter este projeto, a JOOB precisa do apoio de pessoas e empresas. Por isso lançou o programa de doação “AMIGOS DA ORQUESTRA”.

    Qualquer empresa ou pessoa física pode colaborar com a quantia que for possível, de acordo com sua realidade econômica. Se você quer fazer parte da nossa história e se tornar um Amigo da Orquestra envie um e-mail para casademusicaob@gmail.com ou acesse nosso site (www.casademusica.org) para mais informações.

    JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO – JOOB

    Criada em 2001, a Jovem Orquestra de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. A Orquestra tem regência do maestro Marcos Silva- Santos.

    Desde sua fundação, o grupo realiza diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, além de se apresentar diversas vezes em Belo Horizonte. Destacam-se projetos como o Gastrofônica, que une música e gastronomia e foi sucesso de público e crítica, o espetáculo cênico-musical Sítio do Picapau Amarelo, o Musical O Mundo Mágico da Orquestra, a apresentação em projetos sociais como na APAC de Santa Luzia, os concertos na Semana da Música e no Festival de Violoncelos de Ouro Branco, além de obras como “A Paixão Segundo São João”, de J.S.Bach,; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come,Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG.

    CASA DE MÚSICA DE OURO BRANCO

    A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

    SOBRE O MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

    Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 500 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.

    Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

    O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção. O MM Gerdau é fruto da parceria, que completa 10 anos em 2023, entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais.

    SERVIÇO

    CONCERTO JOVEM ORQUESTRA DE OURO BRANCO COM CELSO ADOLFO E LUCAS TELLES

    Realização: Casa de Música de Ouro Branco

    14 de dezembro, quinta-feira,

    19h30

    MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte – Prédio Rosa)

    Entrada gratuita

    Regência: Marcos Silva Santos

    Participação: Lucas Telles e Celso Adolfo

    PROGRAMA

    Piazzolla

      Preparense

    Jorge Bem Jor

      Mas que nada

    Guerra Peixe

      Mourão 

    Lucas Telles

      Urucubaca
    
      Aurora
    
      Alumiado

    Celso Adolfo

      Coração Brasileiro        
    
      Brasil, nome de vegetal                   
    
      Nós Dois              
    
      Mariquinha              
    
      Ralando o coco

    Fotos: Beto Hektor/Divulgação