Passagem de Mariana aposta no Distrito Criativo para desenvolver turismo, cultura e economia local

    Associações e entidades de Passagem de Mariana fazem reunião para discutir desenvolvimento econômico e cultural da comunidade vendo o reconhecimento como distrito criativo uma oportunidade positiva.

    Por Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves


    Na noite da última terça-feira, 04 de julho de 2023, moradores de Passagem de Mariana e representantes de Associações e entidades se reuniram na sede da banda São Sebastião para debater e buscar oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural da comunidade tendo como foco as oportunidades do distrito criativo.

    Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whasapp clique aqui


    Passagem é o primeiro distrito criativo de Minas, reconhecido por lei !
    O evento foi marcado por uma atmosfera de otimismo, com a percepção de que o reconhecimento do local como Distrito Criativo oferece uma oportunidade única para a revitalização, cultural, turística e econômica de Passagem.
    Aline Moreira, uma das participantes, destacou a importância de agarrar as oportunidades que se apresentam, enfatizando que, caso não sejam aproveitadas, elas podem se esvair. Ela ressaltou que o objetivo principal é revitalizar Passagem, e o reconhecimento como Distrito Criativo oferece um caminho promissor para alcançar esse objetivo.


    O sócio-diretor da Planeta Cultura e Sustentabilidade, Antônio Caeiro (Toninho), diz estar muito otimista, e destaca que a reunião foi de suma importância para ampliar a mobilização que já estava sendo feita. “Agora, temos três grupos de trabalho bem definidos. Isso permite que as pessoas que estavam aqui, e outras, que vão ficar sabendo da reunião, participem desses grupos de trabalho e compreendam a pauta que está sendo trabalhada”, explica.


    Toninho lembrou que o processo para tornar Passagem um Distrito Criativo vem sendo desenvolvido há mais de um ano. Ele mencionou que um dossiê do município foi entregue à prefeitura, abordando aspectos que enquadram a região nessa categoria.


    Ele destacou que Distrito Criativo, como conceito, é uma realidade desenvolvida em diversas partes do mundo e se baseia em instalações de arte, cultura, educação, esportes e outras atividades criativas em vez de empresas tradicionais. Isso cria um campo de atração para pessoas tanto da comunidade quanto de outras localidades. Por exemplo, Barcelona (Espanha) é uma Cidade Criativa Literária, e no Brasil, Belo Horizonte é uma Cidade Criativa Gastronômica.


    Ao longo da reunião, foram apresentados diversos pontos culturais e de interesse turístico em Passagem, como associações, espaços artísticos, escolas, parques e outros estabelecimentos. Os participantes enfatizaram a importância de planejamento e conexões entre esses pontos para fortalecer o desenvolvimento do distrito.


    Um dos destaques da discussão foi a proposta de dividir Passagem em oito circuitos para orientar os visitantes pela região, com cada circuito focando em uma área específica para desenvolver. Essa iniciativa pode impulsionar o turismo de base comunitária, permitindo que os visitantes se envolvam ativamente nas atividades culturais e econômicas da região.


    O resgate do antigo Festival de Inverno de Passagem também foi discutido como uma maneira de valorizar a cultura popular e os artistas do distrito.

    A moradora Aida Anacleto destacou a necessidade dessa retomada: “Seria interessante fazer esse resgate aqui, em Passagem. Se o município não se importa com esse resgate, que nós mesmos o façamos então”, disse .


    Histórico


    Um distrito criativo se dá quando um território utiliza seus recursos para estimular a criatividade das pessoas presentes no local, despertando interesse coletivamente e alavancando o desenvolvimento econômico e sustentável. O objetivo é que Passagem possa fazer valer esse reconhecimento e se organizar para desenvolver a economia criativa local.


    Passagem de Mariana foi reconhecida como Distrito Criativo em 2022, a partir da criação da lei municipal n.º 3.570. Ela estabelece a governança do distrito por meio de um conselho composto por entidades locais e representantes do poder público. Além disso, a lei cria linhas de estímulo para o distrito, focadas em patrimônio cultural e ambiental, bem como empreendedorismo e empreendimentos criativos.

    Nota da Redação :

    Nossos agradecimentos pelo convite para o jornal O Espeto fazer parte do projeto do Distrito Criativo e pelo delicioso café com broa servido a todos presentes com fartura ! Estava uma delícia !