A última terça-feira, 4 de julho, marcou o aniversário de 312 anos de fundação da Câmara Municipal de Mariana. Criada em 1711, a instituição foi o primeiro órgão legislativo da recém criada Capitania de Minas Gerais e cumpria também as funções administrativas e judiciárias da primeira vila e capital do estado.
Em memória à data, a Câmara reconheceu cidadãos que contribuem com o desenvolvimento da cidade. Foi realizada a outorga de títulos de Cidadania Honorária, de medalhas de Honra ao Mérito Legislativo e do diploma da Menção Honrosa Capitão-Mor Pedro Frazão de Brito. No total, foram 34 homenageados, entre cidadãos que se destacaram publicamente, ex-parlamentares e pessoas nascidas em outras cidades pelos relevantes serviços prestados ao município de Mariana. Os nomes foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário durante a reunião extraordinária que aconteceu no dia 21 de junho.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O evento ocorreu na sede do clube Marianense, na Praça Gomes Freire, e contou com a presença dos 15 vereadores, de servidores da Câmara e autoridades, como o prefeito interino Edson Agostinho (Cidadania), secretários municipais, delegado de Polícia Civil e deputado estadual Adriano Alvarenga (Progressistas).
Cidadania Honorária
A Cidadania Honorária é concedida às pessoas nascidas em outras localidades e que, ao receberem o título, passam a ter cidadania marianense. A honraria é um reconhecimento do legislativo marianense àqueles que tiveram grandes contribuições para o desenvolvimento da cidade.
Duas das homenageadas foram as arquitetas Anna de Grammont e Janaína Souza Carneiro, que atuam na área do patrimônio histórico e participaram do processo de restauração da Casa de Câmara e Cadeia.
Janaína é chefe do Escritório Técnico do Iphan em Mariana e é natural de São Paulo. Anna de Grammont nasceu na vizinha Ouro Preto e atuou também nas obras da Catedral da Sé, da Igreja de São Francisco de Assis e na implantação da Escola de Ofícios Tradicionais. As duas receberam a Cidadania Honorária Especial.
Além delas, outras 15 pessoas se tornaram marianenses por indicação dos vereadores.
Mérito Legislativo
Também como reconhecimento aos serviços prestados ao município de Mariana, dezesseis pessoas foram agraciadas com a medalha do Mérito Legislativo. A honraria foi concedida em caráter especial ao atleta paralímpico Jean Carlos da Costa. Residente no bairro Cabanas, Jean fez a sua primeira participação internacional em Marrakech, no Marrocos, na prova de arremesso de pesos, trazendo a medalha de bronze para a Primaz de Minas. Ele recebeu o diploma das mãos do presidente da Câmara, vereador Fernando Sampaio (PSB), e do prefeito Edson Agostinho e foi saudado com uma salva de palmas dos presentes.
Comenda Capitão-Mor Pedro Frazão de Brito
Referenciando o nome do primeiro presidente eleito para a Câmara de Mariana, em 1711, a Comenda Capitão-Mor Pedro Frazão de Brito foi concedida ao ex-vereador Benedito Gomes de Moraes, que atuou no legislativo marianense entre 1996 e 2004. Natural de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Benedito se mudou para Mariana em 1991 e trabalhou na área de transportes, ficando conhecido como Bené do Caminhão. Na cerimônia, ele foi representado por sua filha, Cintia Morais.
Os nomes homenageados e as fotos do evento podem ser conferidos no site oficial da Câmara Municipal de Mariana.
Confira o nome de todos os homenageados e os vereadores patronos:
Cidadania Honorária
Mérito Legislativo
Fonte: Câmara Municipal de Mariana