Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ouro Preto aborda LGPD e soluções tecnológicas para o setor público

    Representantes de 40 municípios estão inscritos para o evento que reúne prefeitos, gestores e servidores nesta quinta. Ouro Preto, Ouro Branco, Raul Soares, Santa Bárbara e Santo Antônio do Monte compartilham os avanços tecnológicos na gestão municipal

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Ouro Preto sedia nesta quinta-feira (13) o Fór0um de Cidades Digitais e Inteligentes para tratar de tecnologia e inovação nos municípios na região Central de Minas Gerais. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas no auditório da Fundação Gorceix, a partir das 8h.

    Representantes de 40 Prefeituras estão inscritos para o encontro que aborda como as cidades usam a tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços prestados ao cidadão. Entre os convidados confirmados estão os prefeitos de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, de Raul Soares, Américo de Almeida Cézar, de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, e de Santo Antônio do Monte, Leonardo Lacerda Camilo.

    A coordenadora da Transformação Digital de Ouro Branco, Thereza Cristina Bandoli, o diretor de Projetos e Coordenador da Cidade Educadora de Raul Soares, Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, o Diretor de Tecnologia Educacional de Santa Bárbara, Rodrigo Henrique de Almeida, o secretário de Obras, Planejamento e Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete, Daniel Moreira Coelho, e a Diretora de Inovação e Tecnologia de Santo Antônio do Monte, Bruna Filgueiras Santos, (MG), também apresentam como as cidades buscam melhorar o atendimento à população através da transformação digital dos serviços públicos. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

    O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra, acrescenta que esse diálogo fortalece o trabalho e unifica as ações em prol do crescimento dos municípios. “É muito importante para nós recebermos um evento de inovação e tecnologia desse porte, que trará especialistas sobre o assunto, discussão de temas pertinentes da área e em um momento muito importante para Ouro Preto, uma vez que temos uma política pública de diversificação econômica, com cinco eixos de trabalho e um deles é a inovação e tecnologia. Hoje, esse campo é o terceiro que fornece mais recursos aos cofres municipais e contamos com vários cases de sucesso na cidade”.

    Guerra ainda reforça as ações realizadas durante esse ano para fomentar o setor, como, por exemplo, o Hub de Inovação e Tecnologia que será implantado dentro do campus do IFMG, e a moeda digital, recentemente lançada no município como instrumento de fomento ao comércio local. “O objetivo é termos a cidade toda como um ambiente propício à tecnologia, às empresas e startups, criando, de fato, um conceito de uma cidade inteligente”. Ele ainda ressalta que, “por essas iniciativas, como o Hub de Inovação, a moeda digital, o Parque Tecnológico, a Lei de Inovação e Tecnologia, entre outras, que o prefeito Angelo Oswaldo será agraciado com o prêmio “Prefeito Inovador 2023” no evento.

    LGPD nas Prefeituras – A Lei Geral de Proteção de Dados também será tema abordado no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes. A advogada e especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, DPO da Prefeitura de Águas da Prata (SP), Bruna Luisa Anadão, traz orientações para o programa de adequação à LGPD, que segundo ela, deve estar ligado diretamente ao processo de transformação digital e de educação digital das cidades. “Esse conjunto é que nos fortalece para ter uma excelente administração no que tange ao caminho da transformação digital, da adequação à LGPD e da aplicação das ferramentas e soluções de TI que nos ajudam imensamente”.

    Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, 11 prefeitos foram selecionados para a homenagem.

    No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Placarsoft, Softplan, Aprova, Evolution Tecnologia Funerária, Sonner, IGTECH, Aiplates, Valenet e Universal Soluções Governamentais.

    As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ouro Preto são gratuitas para servidores públicos, representantes de academia/universidades e devem ser feitas pelo www.sympla.com.br/rcd.

    Serviço:

    Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Ouro Preto

    13 de julho de 2023

    Local: Fundação Gorceix

    Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades:

    https://www.sympla.com.br/rcd

    Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41)3015-6812