Com o apoio da Cedro projeto ”Mariana Cidade Interativa” é lançado no Museu da música

    Iniciativa tem previsão de lançamento para dezembro de 2023

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 17 de julho de 2023, foi lançado oficialmente o Projeto Mariana Cidade Interativa no Museu da Música. O evento contou com a presença do idealizador da Revista Mariana Histórica e Cultural, professor Cristiano Casimiro; o representante da Cedro Mineração, Marcus Mariani; o presidente do Instituto Memento e diretor-executivo do projeto, Vitor Gomes; e o presidente da Câmara Municipal de Mariana, Fernando Sampaio.

    Presidente da Câmara Municipal de Mariana, Fernando Sampaio

    Cristiano Casimiro explica que o projeto Mariana Cidade Interativa é uma iniciativa que visa utilizar as novas tecnologias para elevar a cidade de Mariana a um novo patamar. Por meio dessa iniciativa, pretende-se tornar toda a cidade interativa, proporcionando uma experiência única e enriquecedora aos visitantes, moradores e interessados na rica história e cultura local.

    Professor Cristiano Casimiro

    Segundo o professor Cristiano Casimiro, o principal objetivo do projeto é utilizar recursos audiovisuais, como imagens internas e imagens de drone, para capturar cada detalhe dos 120km² de Mariana, desde Camargos de Acaiaca até Passagem de Mariana. Toda a cidade estará sendo filmada e fotografada, disponibilizando um panorama histórico e cultural completo.

    Presidente do Instituto Memento, Sr. Vitor Gomes

    Durante o evento, o presidente do Instituto Memento, Vitor Gomes, destacou a importância do projeto ao permitir que todas as atividades culturais e turísticas, bem como a diversidade e folclore local, sejam mostrados de forma acessível e imersiva. “Nós mesmos não conhecemos completamente essa cidade. Temos um fluxo tão grande e a nossa forma de mostrar a cidade para o outro tem que ser simples”, afirmou Gomes.

    Os participantes debateram como a cidade poderia ser melhorada e como o projeto contribuirá para criar uma atividade de pertencimento por meio da interatividade. Victor Gomes, presidente do Instituto Memento, enfatizou a importância de uma mediação efetiva para lidar com a diversidade e a narrativa limitada da cidade, buscando viabilizar a interação das pessoas com os diferentes locais.

    Ao final da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Sampaio, destacou que a iniciativa não impedirá que os turistas venham ao município. Pelo contrário, ele acredita que aqueles que acessarem a plataforma terão interesse em conhecer a cidade.

    Representante da Cedro Mineração, Sr. Marcus Mariani

    O representante da Cedro Mineração, Marcus Mariani, também se mostrou entusiasmado em apoiar o projeto, destacando como é essencial conciliar a preservação do patrimônio histórico e cultural com as novas narrativas trazidas pelas tecnologias. O acesso à plataforma web sem a necessidade de download permitirá que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa “visitar” Mariana virtualmente, despertando o desejo de conhecê-la pessoalmente. A expectativa é que a plataforma seja disponibilizada para o público em dezembro deste ano.