Prefeitura de Itabirito promove o 1º Fórum de Vigilância em Saúde

    A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na última terça-feira, dia 25 de julho, ao 1º Fórum de Vigilância em Saúde. Realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, o evento de abertura contou com a presença de autoridades municipais, servidores do serviço de vigilância e representantes das cidades de Ouro Preto, Mariana e Rio Acima.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    “Vigilância em saúde é um tema de extrema necessidade. Esse Fórum é importante para que possamos apresentar para o maior número de pessoas o trabalho árduo desenvolvido pelos diversos profissionais que atuam em defesa da saúde de nossa população, além de ser um momento de aprendizado por meio das diversas palestras e painéis que teremos durante esses dias”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

    Após a abertura, o público pôde acompanhar a palestra com o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Sander Duarte da Mata, que abordou o tema “Avanços, perspectivas e desafios do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”. Em seguida, aconteceu a palestra com a representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ângela Ferreira Vieira, que discorreu sobre a organização e atribuições da Vigilância em Saúde e seus componentes.

    1 º Fórum de Vigilância em Saúde (3)

    “A realização deste Fórum agrega muito ao serviço de Vigilância em Saúde de Itabirito. Todos os envolvidos neste processo podem contribuir e participar desses momentos de aprendizado e formação. O Fórum também contará com diversos momentos para que possamos nos aproximar ainda mais de nossa comunidade, levando informações de saúde para todos”, destaca a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.

    Programação até agosto

    O Fórum aborda e discute temas relacionados às cinco vigilâncias que compõem a vigilância em saúde: vigilância ambiental, serviço de controle animal, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e vigilância sanitária.

    1 º Fórum de Vigilância em Saúde (4)

    Até o dia 7 de agosto, a programação do fórum contará com atividades como palestras com profissionais de saúde do município, do Estado e do Ministério da Saúde, além de oficinas com o Ministério Público de Minas Gerais, ações de desratização e conscientização, oficinas e salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde, blitz educativa, entre outros. Fonte: PMI.