Ateliê Escola Nomad Djalo promove roda de conversa sobre reflorestamento cultural em Mariana

    No dia 19 de agosto de 2023, foi realizada uma roda de conversa para discutir em conjunto o tema “reflorestamento cultural”. O evento, que inicialmente seria em frente ao Pelourinho, ocorreu atrás da Câmara Municipal e se iniciou às 14h30. Aproximadamente 15 pessoas participaram, incluindo o pesquisador e poeta Carlos Melo, e a presidente da Academia Marianense de Letras, Raimunda Maria dos Anjos, mais conhecida como Mestra Dica.

    Clique aqui para receber notícias do jornal O Espeto

    O objetivo do encontro foi elaborar um fanzine pedagógico, que será distribuído em 2024 para escolas e comunidades locais. Um fanzine é um lançamento não profissional, feito por um grupo de pessoas que aprecia determinada cultura particular, para que outros que também tenham interesse no assunto possam acompanhar a publicação.

    O projeto cultural a ser elaborado se chama “Mariana, o Livro dos Minerais”, volume 3 da série “Árvores, Memórias e Reflorestamentos”. A roda de conversa se deu de maneira simbólica abaixo da árvore de pau-brasil, e foram discutidos temas como a importância dos saberes tradicionais, dos mestres desses saberes e dos bens culturais.

    Mo Maiê, artista musical e uma das organizadoras do evento, explica que o uso da palavra “reflorestamento” vem das histórias de vida que foram anuladas e violentadas pela invasão da África. “O conceito vem da tradição da contação de estórias e da escuta afetiva. Fazer esse trabalho é como uma árvore plantada no deserto do esquecimento”, esclarece. Para ela, geralmente, não conhecemos nem estudamos sobre as coisas boas que a cultura e a ancestralidade nos proporcionam.

    O grupo pretende desenvolver a abordagem do conceito através de ações artístico-educativas, pois acredita que isso é fundamental para reconstruir o equilíbrio e a saúde de nossas comunidades locais e globais. De acordo com o site do Terreiro de Griôs, no WordPress, “quando alguém conta sua estória, reafirma sua existência e de sua comunidade, semeando esperança para o futuro”.

    Além do livro “Mariana, o Livro dos Minerais”, o projeto engloba a criação de uma série de 4 episódios com algumas entrevistas, em formato de podcast. Para mais informações, acesse o Instagram do Livro das Árvores.