Em 2012 Ouro Preto tinha 26.190 veículos registrados. Já em 2022, esse número saltou para 41.190 veículos ! Um aumento de 15 mil veículos em dez anos sem alterações significativas no trânsito ! Semáforo é apontado como atenuante ao caos, por isso, moradores pedem a instalação de um segundo na Rua Maciel.
Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
O tráfego caótico nos horários de pico tem sido motivo de queixa constante entre os moradores do bairro Alto da Cruz, em Ouro Preto.
As vias que cortam o bairro têm se transformado costumeiro local de engarrafamentos, criando uma série de desafios para os moradores e para o comércio local e também para quem precisa passar por ali, como todo tráfego das mineradoras que vem de Mariana.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Ouro Preto registrou um aumento significativo no número de veículos nos últimos anos.
Em 2012 Ouro Preto tinha 26.190 veículos registrados. Já em 2022, esse número saltou para 41.190 veículos ! Um aumento de 15 mil veículos em dez anos sem alterações significativas no trânsito !
Por exemplo, os moradores do Alto da Cruz relatam uma crescente dificuldade de locomoção durante os horários de pico, especialmente entre 17h e 20h.
Os congestionamentos tornam a vida dos residentes um verdadeiro desafio, principalmente para aqueles que precisam se deslocar entre casa e trabalho. Comerciantes locais também sofrem com o problema, visto que a escassez de espaço para estacionamento na Rua Maciel tem afastado potenciais clientes.
Um comerciante local, que prefere não se identificar, desabafou sobre os impactos negativos do trânsito intenso em seu negócio:
“É difícil demais. A partir das 5 da tarde até às 7 da noite, fica tudo congestionado. Muitos fregueses não conseguem parar aqui, então vão para outro lugar. O movimento diminuiu bastante por causa disso”, afirmou.
Uma moradora que trabalha no centro da cidade compartilhou suas experiências: “De cinco horas em diante é quando fica mais difícil. Isso traz riscos para as pessoas que andam a pé por aqui pois em muitos locais não tem calçada, ruas são pequenas e estreitas.
Nos fins de semana a situação é um pouco mais tranquila, mas quando eu trabalhava no horário de pico, era complicado voltar para casa com o trânsito parado, às vezes levava até meia hora no ônibus”.
O controle do trânsito é parcialmente auxiliado pelos semáforos localizados na entrada do bairro, próximos às Lajes. No entanto, os moradores sugerem que a instalação de outro semáforo na parte inferior da rua, próximo ao Supermercado Vilela, poderia melhorar ainda mais a fluidez do tráfego e aumentar a segurança dos pedestres.
A questão da segurança dos pedestres também é levantada em relação à faixa de pedestre existente. Um comerciante apontou que a faixa está mal sinalizada e muitas vezes é desrespeitada pelos motoristas. “A faixa de pedestre é meio apagada e muitas vezes não é respeitada. O ideal seria uma lombada ali”, disse o comerciante.
Entramos em contato com a Secretaria de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, OUROTRAN, porém até o fechamento desta matéria não recebemos resposta.