Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Duas vezes campeão mineiro do downhill, Robert Costa, 25 anos, morador de Passagem de Mariana, conquistou uma vaga no pódio na terceira etapa do campeonato, realizada em Pitangui no início de setembro. Junto a Robert, a competição reuniu mais de 100 atletas de alto nível.
A pista, conhecida por seu elevado nível técnico, apresentou desafios ímpares com mais de 2 km de extensão, repletos de curvas desafiadoras, raízes, cavas, pedras e inclinações acentuadas. Os competidores enfrentaram um verdadeiro teste de preparo físico e mental, buscando realizar a descida mais veloz na montanha.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Robert Costa compartilhou suas impressões sobre a prova: “A prova foi bastante física em uma pista muito técnica e rápida. Eu estava bem preparado física e mentalmente e estava na briga pela vitória, mas fiquei satisfeito com o terceiro lugar”. A trajetória de Robert no esporte começou cedo, quando ganhou sua primeira bicicleta do pai e começou a se aventurar pelas rampas da rua. Com o tempo, percebeu a necessidade de uma bicicleta mais adequada para a prática esportiva. Em 2013, construiu uma pista no quintal de sua casa e começou a treinar, evoluindo progressivamente.
Participou de sua primeira competição em 2014 e desde então, não parou de se dedicar ao esporte.
Seus esforços foram coroados com dois títulos de campeão mineiro de downhill, além do título de vice-campeão brasileiro Sub-30 e esteve no Top 5 no sul-brasileiro Sub-30. Robert também se destacou internacionalmente, conquistando o 14º lugar no pan-americano elite.
Com 25 anos, o jovem atleta de Passagem de Mariana tem planos: “Pretendo continuar competindo no Brasil e almejo me tornar um atleta de alto nível. No futuro, tenho o objetivo de participar de corridas no exterior também”. Para manter a boa forma, Robert conta manter uma rotina de treinos rígida, com academia duas vezes por semana e em média 15 a 30 km de pedalada quatro vezes por semana.A próxima etapa do campeonato acontecerá na cidade Rainha dos Lagos, em Capitólio (MG), nos dias 22 e 23 de outubro, onde será definido o grande campeão que acumulará mais pontos nas etapas.