Prefeito Ângelo Oswaldo inaugura novo espaço para Casa do Professor de Ouro Preto

    A instituição funcionava em uma sala na Secretaria de Educação e agora recebe um espaço próprio no Largo Frei Vicente Botelho, 101, no bairro Antônio Dias. De acordo com o prefeito Sr. Ângelo Oswaldo é uma casa adequada que proporcionará várias atividades próprias da Casa do Professor: “Essa é como uma casa de avós, que acolhe muito bem a todos, professores e alunos, uma casa que abraça a todos.” Disse.

    Para receber notícias do jornal O Espeto clique aqui


    Por João B. N. Gonçalves


    Na noite da última sexta-feira, 22 de setembro de 2023, Ouro Preto recebeu a inauguração da nova sede da Casa do Professor. A cerimônia contou com a presença do prefeito Ângelo Oswaldo (PV) e da vice, Regina Braga (Republicanos), da secretária de Educação Deborah Etrusco, da secretária adjunta Sílvia Teixeira e da diretora da Casa Claúdia Gomes.


    O espaço está localizado no Largo Frei Vicente Botelho, 101, no bairro Antônio Dias.
    A Casa do Professor é uma instituição criada em 2006, com o propósito de auxiliar os educadores e ser um espaço para a prática pedagógica junto aos estudantes.

    A diretora Cláudia Gomes destaca que ao longo dos anos, a casa passou por muitas mudanças: “Nós que estamos na casa há muito tempo vimos a casa no seu momento mais suntuoso, com 25 funcionários, três laboratórios, com biblioteca vasta, mas, aos poucos, vimos tudo se extinguir”.


    Ao longo dos últimos anos, a Casa do Professor lidou com problemas, como a perda da sede fixa, que voltou a ser obtida em 2022, quando funcionava no mesmo prédio da Secretaria de Educação. Em 2023, a equipe estreia um novo espaço, adequado para o desenvolvimento das atividades da casa. Hoje, a instituição conta com seis professoras efetivas do município e outros seis profissionais da área da educação.
    A secretária de Educação Deborah Etrusco lembra como foram angustiantes os últimos anos para a equipe da Casa do Professor e para os funcionários da rede de ensino do município. “Quando a gente viu que a casa do professor se reduzia a uma sala na secretária de educação, foi muito doloroso. Hoje, há uma casa adequada para receber a Casa do Professor e estar hoje nesse espaço é resistência”, disse.


    Já o prefeito Ângelo Oswaldo fez questão de ressaltar o perfil acolhedor da entidade: “Essa é como uma casa de avós, que casa acolhe muito bem a todos, professores e alunos, uma casa que abraça a todos. Uma casa que proporcionará várias atividades próprias da Casa do Professor”, afirma.


    Dentre as atividades desenvolvidas pela Casa do Professor está o auxílio e a capacitação dos educadores, a partir de recursos didáticos, tecnológicos e biográficos. Além disso, oferece aos alunos da rede municipal de ensino atividades como contação de histórias, oficinas e cursos voltados para o uso da tecnologia. O novo espaço conta com laboratórios de informática, áreas recreativas, além de ambientes internos e externos amplos para receber estudantes e professores.