Dom Viçoso foi ordenado bispo de Mariana em1843. Além de reformar o clero da sua diocese, foi um educador e um grande guerreiro na conscientização do povo brasileiro contra a escravidão as queimadas, lutou em prol dos direitos dos índios, da educação das mulheres e a preservação das matas.
Tomou medidas em quatro pontos polêmicos dando importantes exemplos para sua época e para posteridade:
1 – Disse não ao Imperador Dom Pedro II, naquele tempo vigorava o padroado, onde o Imperador nomeava os bispos e outros cargos. Dom Pedro II queria indicou um padre para cônego, cargo importante dentro da hierarquia da Igreja, pois eram os cônegos que administravam a arquidiocese e escolhiam o próximo bispo. Porém esse padre não, para Dom Viçoso, não tinha as qualidades morais nem dava o bom exemplo. Por isso Dom Viçoso disse que não aceitaria a indicação do Imperador. Claro que isso deu grande repercussão, e o Imperador reafirmou sua decisão porém Dom Viçoso não acatou, e disse que preferiria ir preso do que ir contra sua consciência. Claro, devido as proporções do caso o imperador Dom Pedro II recuou. Esse padre virou cônego apenas dez anos depois, quando emendou-se, passando a levar uma vida austera e digna, longe de escândalos e tentações do mundo. Caso abriu discussões sobre o padroado, que acabaria revogado décadas depois.
2 – Dom Viçoso vendo a falta de instrução das mulheres, pois a grande maioria não sabia nem ler, nem havia escola para elas, fundou em 1849 a primeira escola feminina de Minas, o Colégio Providência, trazendo irmãs da França para serem professoras. Claro que naquela época foi criticado, caluniado, e muitos pais afirmaram que não deixariam as filhas estudarem. Porém com o tempo e paciência e com trabalho, a escola feminina começou a receber cada vez mais internas de diversas cidades e até hoje o Colégio Providência existe fazendo sua função educacional com maestria. Dom Viçoso foi diretor do Colégio do Caraça antes de ser bispo, mas sempre continuou sendo um de seus maiores apoiadores para educar a população masculina.
3 – Ele foi autor de um tratado contra a escravidão enviado ao Imperador Dom Pedro II de 60 páginas ! Além disso ordenou o primeiro padre negro do Brasil, Padre Victor, que era filho de escrava. Também promoveu a educação do Padre Silvério na Igreja, tornando-o seu afilhado, o que o levou a assumir a arquidiocese de Mariana e ser o primeiro Bispo negro do Brasil. Tomou a polêmica decisão de permitir no seminário apenas alunos de famílias que não possuíssem escravos. Se quiser entrar para o seminário de Mariana, onde é o atual ICHS – UFOP, as famílias tinham que libertas os escravos.
4 – Na época o combate aos índios era muito feroz. Furquim foi destruídos por ataque dos índios botocudos ! Mesmo com tanto ódio por parte de muitos a Igreja assumiu o papel de protetora dos índios contra abusos de fazendeiros e das autoridades. A Igreja queria catequizar os índios e muitos queriam as terras dos índios para derrubar, queimar, retirar madeira, procurar ouro. Dom Viçoso era contra essa exploração e a caça ao índio. Ele trouxe para Mariana uma criança índia, chamado Pedro da Mata, muito jovem. Ele foi educado no seminário e com o tempo devido se ordenou padre. Caso único no Brasil naquela época até então ! Foi o primeiro índio a ser ordenado no Brasil exercendo o cargo de pároco em Rio Pomba, cidade vizinha a Viçosa e Juiz de Fora, até deixar a batina e voltar a viver com os índios !
Por essas e outras que Dom Viçoso ainda continua como exemplo para as atuais gerações, suas ações ultrapassaram os tempos, a palavra educa, mas os exemplos arrastam !