
Segundo os representantes dos atingidos de Bento Rodrigues e Paracatu é necessário um olhar mais atento e comprometido por parte das autoridades brasileiras ( políticos) em relação ao sofrimento e às demandas dos atingidos.
Por João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Em 05 de novembro de 2023 o rompimento da Barragem de Fundão da Samarco Mineração completará oito anos. Para discutir a reparação e os problemas nos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, representantes da Comissão dos Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) realizaram uma coletiva de imprensa na Casa de Cultura, sede da Associação Marianense de Letras (AML) em 31/10/2023.
Os integrantes da Comissão dos Atingidos ainda criticaram o andamento das obras nos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

Durante a coletiva, o representante do distrito de Paracatu de Baixo, Sr. Anderson de Paula, expressou a angústia dos moradores afetados, enfatizando a perda da individualidade no processo de reparação. Ele destacou: “Restituição é restituir o nosso modo de ser, nosso modo mineiro, de interior. A comunidade tem 300 anos, ela é muito mais forte do que as próprias mineradoras”.
Representando Bento Rodrigues, Sr. Marcos Muniz comentou sobre o processo da repactuação que corre em Londres. Ele lamentou a falta de apoio nacional e a frustração com os resultados obtidos até o momento. Ele declarou: “É uma vergonha, o Brasil ( os políticos ) não foi capaz de olhar para seu próprio povo”.

Segundo os representantes dos atingidos ainda existem incertezas e desafios para reparação efetiva para as comunidades afetadas que persistem após oito anos da tragédia. Os representantes dos atingidos durante a coletiva reiteraram a importância da justiça em todo processo e também destacaram a necessidade de um olhar mais atento e comprometido por parte das autoridades brasileiras em relação ao sofrimento e às demandas dos atingidos.