
Aniversário contou com festa e liberação de R$ 30 mil para novo projeto
Hynara Versiani
A Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (Adem) completa cinco anos no dia 6 de novembro de 2023. Na quarta-feira, dia 1, foi feita uma celebração na sede, comemorando também o aniversário de um voluntário atuante da associação desde abril deste ano, André Geraldo, no dia 2.


Para a atual presidente da Adem, Gilma Vilas Boas, a maior conquista da associação até agora foi se tornar registrada e documentada. Mesmo que ela seja, hoje, uma sede alugada, é um ponto de referência. “Por exemplo, tivemos a oportunidade de fazer o aniversário aqui, sendo que antes, não tínhamos um espaço para dividir esse momento com as pessoas”, celebra.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Gilma destaca também que a associação tem o título de utilidade pública municipal e de utilidade pública estadual. A partir da sede, também foi possível para a Adem implementar seu primeiro projeto. “É uma conquista que está abrindo muito o horizonte para a associação, a sede abre portas”, afirma.

A equipe da Adem encaminhou à Samarco um projeto para que a associação possa ser autossustentável. “Hoje, somos uma associação sem fins lucrativos, mas temos despesas mensais, como o aluguel, a luz, a internet e outros,” explica a presidente. A verba recebida pela empresa, totalizando R$ 30 mil, foi pleiteada para que a Adem possa fazer camisas e estamparias e vendê-las, gerando fundos para os gastos fixos. Além disso, também será destinada à compra de maquinário.
Em paralelo, a Adem está trabalhando na capacitação de profissionais para a montagem de um time de trabalho multidisciplinar. “Em agosto, já tínhamos iniciado as palestras e os contatos com as pessoas apresentando o projeto, mas a verba foi liberada pela prefeitura em outubro”, clarifica Gilma. Já foi feita a compra de materiais, e no mês de outubro, foram feitas 40 horas de atendimento.
A perspectiva da equipe é manter as 40 horas mensais de atendimento de auriculoterapia. Também realizaram, na semana passada, um curso de reflexologia podal, capacitando mais sete pessoas que também vão participar do projeto Cuidar de Quem Cuida. No momento, a associação está bolando um cronograma para que mais atividades de capacitação e de empreendedorismo sejam executadas.
De acordo com o supervisor do ambulatório da Adem, Guilherme Gontijo, os tratamentos são destinados às pessoas que cuidam dos deficientes. “Aquele que cuida do deficiente não tem lugar para se cuidar, e está em um nível de estresse além da conta. Ele pode estar em um risco social muito grande e não ter como receber assistência”, informa.
Guilherme trabalha com medicina tradicional chinesa há 15 anos, e acredita que a sede da Adem seja um bom lugar para os cuidadores serem tratados e terem uma convivência. O atendimento é feito nas sextas pela manhã e nas quartas à tarde, e as supervisões são feitas nas sextas à tarde.