44ª Edição tem como tema a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
No último sábado, 11 de novembro de 2023, teve início a 44ª Semana de Aleijadinho em Ouro Preto, com o espetáculo “Dança Barroca” sob a regência do maestro Bessa e a participação da bailarina Lilian Kely. A abertura foi realizada na Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho). O evento ocorre até 18 de novembro e tem como foco central a celebração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A cerimônia da semana contou com a participação de diversas personalidades, incluindo a celebração eucarística presidida por Dom Francisco Barroso, fundador do Museu Aleijadinho. A programação diversificada inclui oficinas, apresentações musicais, conferências e exposições temáticas, destacando a riqueza cultural e histórica da região.
O Vice-Coordenador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e um dos organizadores do evento, Marcos Pires, ressalta a temática da 44ª Semana de Aleijadinho para a comunidade local: “Neste ano, a quadragésima quarta semana do Aleijadinho vai tratar da restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, aberto após nove anos fechado para reforma dos seus elementos artísticos estruturais”.
Marcos Pires comenta sobre a expectativa de público para a festividade, afirmando esperar uma grande presença da comunidade e de turistas para apreciar a programação. “A semana do Aleijadinho é conhecida nacionalmente. Ele já é conhecido como patrono das artes no Brasil. E aproveitando o período do feriado de 15 de novembro, a gente espera receber muitos turistas nesta semana”, diz.
Pires destaca a diversidade da programação, que inclui oficinas, apresentações culturais, concertos e palestras, todas visando valorizar a rica cultura local. Ele enfatiza a importância de envolver a população na apreciação desses elementos artísticos e culturais diariamente presentes na cidade de Ouro Preto, principalmente as obras do Mestre Aleijadinho.
Além das celebrações e apresentações, a semana também marca o lançamento de um livro que visa preencher lacunas na história da Matriz. Marcos Pires explica: “Vamos lançar um livro para poder ajudar a contar a história do templo. O livro será sobre os artistas e responsáveis pela escultura, além de fazer uma pesquisa de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referências no assunto Aleijadinho”.
Programação:
Durante a semana, muitas atrações para a celebração da vida e obra de Aleijadinho. A segunda-feira, 13 de novembro, destaca a apresentação da maquete em 3D da Matriz e uma conferência sobre a evolução arquitetônica e paisagística da Matriz de Antônio Dias, com os especialistas Alex Boher e Tiago Cunha da Rocha, da UFOP. Na terça-feira, 14 de novembro, André d’Angelo realiza uma conferência sobre o significado da Matriz de Antônio Dias como chave para a compreensão da obra de Manoel Francisco Lisboa como arquiteto.
A quarta-feira, 15 de novembro, oferece uma mesa redonda com a Dra. Adalgisa Arantes Campos, da UFMG, abordando a contribuição histórica aos altares, devoções e festejos da Matriz, e Valéria Tomé França discutindo os artífices e artistas da Matriz Nossa Senhora da Conceição entre os séculos XVIII e XIX. Na quinta-feira, 16 de novembro, outra mesa redonda no Santuário aborda as obras de restauração estrutural e artística da Matriz, com destaque para a participação de Deise Lustosa, Dom Francisco Barroso Filho e Pe. Edmar José da Silva.
O concerto jubilar comemorativo aos 50 anos dos Canarinhos de Itabirito, na sexta-feira, 17 de novembro, no Santuário, promete ser um ponto alto, com a participação dos corais Canarinhos de Itabirito, Pequenos Cantores de Cássia e Pequenos Cantores de Passos.
O sábado, 18 de novembro, encerra a semana com a cerimônia civil de colocação de flores no túmulo de Aleijadinho, homenagem e entrega da Medalha Aleijadinho, seguida por um concerto do Quarteto Áurea e a celebração de encerramento com Dom Francisco Barroso na Igreja São Francisco de Assis. A semana promete ser uma celebração envolvente da história, arte e cultura, reunindo a comunidade local e visitantes em torno da rica herança de Ouro Preto.