Sem um um lugar a sombra. Jardim no feriado sem árvores e sem gente. A tal reforma feita na administração Duarte Jr suprimiu as árvores trouxe o sol e calor, com poucos bancos na sombra, o jeito é ir embora ! Isso numa tarde de feriado !
Quem está acostumado a ver o jardim de Mariana, praça Gomes Freire movimentada no feriado, cheio de pessoas, crianças, hoje 15 de novembro de 2023, na parte da tarde, viu pouco ou nenhum movimento !
Resultado da reforma infeliz e desastrada efetuada no Governo Duarte Junior que descaracterizou o Jardim e transformou-o numa praça de eventos sem graça, sem árvores, com grandes espaços abertos.
Resultado é este : sob sol escaldante, sem lugar para se refrescar, poucos lugares com sombra são disputados e ainda está quente. Quem lembra quando a cobertura arbórea era suficiente o Jardim era mais fresco, mais ameno e atraia pássaros e até tucanos !
Com esse calor que está fazendo em Mariana, passando dos 37 °C, quem quer ficar debaixo do solo ?
As pedras antigas, cortadas a mão, foram trocadas por pedras novas, quartzitos quadradas, porém refletem mais a iluminação solar, projetando e aumentando a intensidade do calor !
Foram cerca de 8 milhões de reais ali, pra estragar o que estava pronto, e mesmo contra muitas pessoas a reforma foi feita. Hoje a praça está vazia, mas está linda !
COMENTÁRIO DE UM LEITOR :
” Muito mal planejada e desnecessária essa reforma, com os Jardins do Antigo Palácio dos Bispos, área hoje pertencente ao ICHS, precisando ser totalmente restaurada.
Com verba que o nosso saudoso, Roque Camêllo, conseguiu por intermédio do Ministério Público, o arquiteto Pedro Morais já fez o projeto para a restauração e reconstrução dos jardins.
Infelizmente, com o falecimento do então Diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ), Roque Camêllo, toda a luta em prol da reconstrução dos famosos jardins, tão citados pelos viajantes estrangeiros, no século XIX, foi paralisada.
Esses famosos jardins, será um lugar importante para ser um novo equipamento de lazer e cultural de Mariana, conforme sonhava Roque. “