Foram destaque na reunião do dia 17/11/2023 a valorização da Cultura Afro-brasileira, modificações nas normas de vigilância sanitária, e as obras da UPA São Pedro que teve sua construção iniciada em 2014, no último governo do prefeito Celso Cota, mas as obras foram paralisadas em 2015, durante o governo de Duarte Junior.
Vereador Manoel Douglas ( Preto das Cabanas ) falou sobre a importância do dia da Consciência Negra, e da realização de politicas publicas para promoção e valorização:
“O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Importante reconhecer sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.” Disse o Vereador Preto das Cabanas .
Fique por dentro das nossas notícias :
Participe do canal do jornal O ESPETO no whatsapp, só clicar aqui
Por: João B. N. Gonçalves
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, a 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, antecipada por conta do dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira dia 20/11.
Foi discutido o Projeto de Lei ( P.L. n.° 131/2023), de autoria do prefeito Celso Cota, que traz modificações nas normas de vigilância sanitária nas indústrias de produtos de origem animal no município. Essa medida reforça o compromisso com a segurança alimentar da população.
Outras conquistas relacionadas à saúde incluem o PL n.° 134/2023, proposto pelo vereador Ricardo Miranda, que regulamenta a presença de fisioterapeutas durante o parto em maternidades locais.
Já PL n.° 135/2023, apresentado pelo vereador Ronaldo Bento, assegura aos pacientes a presença de acompanhantes nas unidades de saúde, promovendo um ambiente mais acolhedor e humano durante os cuidados médicos.
Durante a reunião os vereadores também discutiram sobre o projeto de instalação de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Centro de Terapia Intensiva (CTI) e Neonatal na nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Pedro que ainda está em obras.
O projeto foi aprovado por unanimidade e agora aguarda a resposta do Chefe do Poder Executivo e do Secretário Municipal de Saúde, Leandro Ferreira.
As obras da UPA São Pedro iniciaram-se em 2014, no último governo do prefeito Celso Cota, mas foram paralisada em 2015, durante o governo de Duarte Junior .
O vereador Pedrinho Salete propôs o Projeto de Lei Substitutivo no 65/2023, que reconhece como utilidade pública o tradicional Arraiá da Rua Goiás, uma festividade anual no bairro Colina, como forma de preservar e promover eventos culturais que fortalecem os laços comunitários.