Lílian França (PDT), na 68° Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, no dia 16/11/2023 solicitou por meio de uma representação encaminhada ao Ministro da Previdência Social, a criação de uma Aposentadoria Especial para as donas de casa que não tiveram condições para pagar uma previdência privada.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A Vereadora também citou a importância do tema da redação do Enem 2023 “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, pois trata da realidade de muitas brasileiras e reflete uma conscientização crescente sobre questões de igualdade de gênero e valorização do trabalho feminino. O tema é um convite à reflexão e ao debate sobre como essas atividades são fundamentais e, ainda assim, pouco valorizadas.
A mulher é vista com menor valor social, ocupando o âmbito privado, da casa, fazendo um trabalho “dito invisível”, porque não é reconhecida pela família, sociedade, pelos pares e nem pelo Estado. A falta de remuneração impacta diretamente no aumento da desigualdade de renda e coloca as mulheres em uma situação de precarização, que passam a ficar impossibilitadas de exercer atividades que possam somar na sua renda e autonomia, como estudar ou trabalhar.
O Mandato Feminino afirma que já está em contato com o Ministério da Previdência Social para apresentar o projeto de uma aposentadoria especial para as donas de casa ao Ministro Carlos Lupi.
Fonte: Assessória de comunicação da vereadora Lilian França