Revisão do Plano Diretor debate diversificação econômica para Ouro Preto

    Oficina temática visa discutir o planejamento para os próximos dez anos no município. O vice-presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Renato Zoroastro, elogia o evento e lembra da participação expressiva da juventude nas oficinas e a importância de diversificar a matriz econômica de Ouro Preto.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última quarta-feira, 22 de novembro de 2023, ocorreu a segunda oficina temática de revisão do Plano Diretor de Ouro Preto, coordenada pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Gorceix. Realizado na Escola Municipal Padre Carmélio, o encontro discutiu, juntamente com a população, medidas para o desenvolvimento econômico do município nos próximos dez anos.

    A segunda oficina teve como tema o desenvolvimento econômico e a economia criativa em Ouro Preto, destacando como diferentes áreas podem contribuir para a diversificação econômica do município. O estímulo à agricultura familiar, o fortalecimento do comércio e do turismo, a criação de um polo industrial e de espaços para facilitar a inovação digital foram apresentados como formas de fortalecer a economia local.

    O vice-presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Renato Zoroastro, elogia o evento e lembra da participação expressiva da juventude nas oficinas e a importância de diversificar a matriz econômica de Ouro Preto. O parlamentar ainda menciona a atuação ativa do conselho de desenvolvimento econômico e a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico nos últimos três anos, indicando um esforço para reduzir a dependência da mineração.

    A descentralização do turismo é apontada como uma das maneiras de diversificar a economia do município.

    O integrante da comissão de acompanhamento da revisão do Plano Diretor, Eduardo Evangelista, conhecido por Du do Veloso, enfatiza a importância dessa ação, sugerindo a reativação da linha ferroviária como uma oportunidade significativa de desenvolvimento econômico para o município.

    No entanto, Du do Veloso  afirma que essa proposta não está sendo considerada nas discussões, pois as reuniões temáticas não abordam a interligação e integração entre os distritos. Essa abordagem, segundo Du do Veloso, poderia ser uma maneira eficaz de promover a mobilidade das pessoas e escoar a produção, contribuindo assim para um desenvolvimento econômico mais equitativo em Ouro Preto.

    Conforme a Constituição Federal de 1988, definir um Plano Diretor é uma obrigatoriedade para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, sendo um instrumento de planejamento territorial que contempla todo o município. O objetivo deste documento é garantir a qualidade de vida dos moradores, tanto das áreas urbanas quanto rurais.

    O presidente da Federação de Associações de Moradores de Ouro Preto e membro da comissão de acompanhamento do Plano Diretor, Luiz Carlos Teixeira, destaca a importância da revisão após mais de sete anos de luta. Ele enfatiza a participação da população nas oficinas, ainda na fase de pré-diagnóstico, para ouvir suas necessidades, esperando que essas discussões resultem em uma compreensão mais profunda da diversidade da população.

    As próximas oficinas abordarão os temas de moradia e meio ambiente, sendo realizadas nos dias 27 (Paço da Misericórdia) e 28 de novembro (reunião online).