Falsa suspeita de casos de meningite bacteriana faz Prefeitura de Ouro Preto suspender aulas em creches por três dias

    O Secretário de Saúde Leandro Moreira disse que as medidas foram preventivas, agindo para proteger as crianças e a comunidade escolar. Uma das medidas adotadas foi a suspensão das aulas nas creches por três dias. O Secretário de Saúde Leandro Moreira afirmou ao jornal O Espeto que os resultados dos exames nos casos suspeitos foram todos negativos para meningite. As aulas já retornaram normalmente.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    Após um caso de suspeita de contaminação por meningite bacteriana em uma das 14 creches municipais, fez com que a Prefeitura de Ouro Preto, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, adotasse medidas preventivas para proteger a comunidade escolar. Entre as medidas, aconteceu a suspensão das aulas em todas as creches por três dias para a higienização e medidas de profilaxia.


    “Profilaxia é a utilização de procedimentos e recursos para prevenir e evitar doenças, com por exemplo medidas de higiene, limpeza, e outros cuidados .”


    O Secretário de Saúde Leandro Moreira detalhou as ações imediatas adotadas para proteger a comunidade, e também emitiu o comunicado nº16.291/2023 de 21 de novembro de 2023 aos pais e comunidade escolar intitulado: “Casos suspeitos de meningite”.


    “Adotamos estratégias imediatas, incluindo a profilaxia das crianças da sala afetada e a suspensão temporária das aulas para higienização completa dos espaços escolares”, destacou o secretário.
    A profilaxia, que envolve a administração de medicamentos com o objetivo de reduzir a presença de microrganismos na pele, foi aplicada em todas as crianças da sala em questão. Simultaneamente, as aulas foram interrompidas por três dias para permitir a completa desinfecção das instalações escolares.


    Leandro Moreira ressaltou que informações falsas circularam durante esse período, gerando preocupação na comunidade. Ele esclareceu: “O caso era uma suspeita de meningite, sem confirmação alguma. As medidas foram preventivas, agindo para proteger as demais crianças caso a suspeita se confirmasse.”
    O secretário ainda informou que os resultados dos exames, foram negativos para meningite.


    No entanto, a Prefeitura de Ouro Preto reforça que as orientações de cuidados e prevenção permanecem as mesmas, especialmente em relação à higienização de espaços e mãos.


    Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou um comunicado em que destaca a seriedade do caso e enfatiza as medidas a serem tomadas em casos suspeitos ou confirmados de meningite. O comunicado destaca os sintomas característicos da meningite bacteriana e a necessidade de buscar assistência médica imediatamente diante de qualquer suspeita.


    Além disso, ressalta a importância da higiene pessoal e coletiva, com orientações específicas para evitar a propagação da doença.
    Em cooperação constante com as autoridades de saúde locais, a Prefeitura reforça a vigilância ativa sobre casos suspeitos e a implementação de medidas de precaução e controle.


    Informações sobre a meningite
    A meningite é uma inflamação das meninges, podendo ser causada por diferentes agentes infecciosos. A transmissão ocorre por meio da fala, tosse, espirros e beijos. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.
    Sinais e sintomas
    ● Febre alta;
    ● Dor de cabeça forte;
    ● Vômitos (nem sempre, inicialmente);
    ● Rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça);
    ● Manchas vinhosas na pele;
    ● Estado de desânimo,
    Nos bebês pode-se também observar:
    ● Moleira tensa ou elevada;
    ● Gemido quando tocado;
    ● Inquietação com choro agudo;
    ● Rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”.

    Leia o comunicado enviado em 21/11/2023 a comunidade escolar na íntegra :

    COMUNICAÇÃO INTERNA 16291/2023

    DE: LEANDRO LEONARDO DE ASSIS MOREIRA

    PARA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

    Assunto: CASOS SUSPEITO DE MENINGITE

    Prezados Responsáveis e Comunidade Escolar,

    Considerando a seriedade e a importância em relação à saúde e segurança de nossos alunos, funcionários e comunidade, gostaríamos de informar sobre as medidas e procedimentos a serem adotados em casos suspeitos ou confirmados de meningite.

    A meningite é uma condição grave que requer atenção imediata e ação proativa para prevenção de sua propagação em ambientes coletivos como o nosso ambiente escolar.

    É imperativo que todos estejam cientes dos sintomas característicos da meningite bacteriana, tais como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, vômitos frequentes, confusão mental e manchas na pele. Qualquer pessoa que apresente tais sintomas deve buscar assistência médica imediatamente- UPA24h/PA.

    Diante de qualquer suspeita ou confirmação de caso, a escola tomará medidas imediatas para isolar a pessoa afetada e iniciar os protocolos de limpeza e desinfecção adequados em áreas frequentadas por ela.
    Além disso, enfatizamos a importância da higiene pessoal e coletiva, reforçando a lavagem frequente das mãos, o uso adequado de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar e a não compartilhamento de objetos pessoais.

    É de suma relevância manter uma comunicação transparente com os pais, alunos e funcionários, informando sobre as ações tomadas pela escola e proporcionando orientações preventivas.

    Ressaltamos que estamos em constante cooperação com as autoridades de saúde locais para monitorar ativamente qualquer suspeita de caso de meningite e implementar medidas de precaução e controle.
    Assinatura digital eletrônica do secretário.

    Nota da Redação : Parabenizamos o Sr. Secretario de Saúde de Ouro Preto Sr. Leandro Moreira e sua equipe por agir de forma tão rápida para resguardar a saúde das crianças, mesmo baseado em suspeitas, sem ainda resultado de exames tomaram medidas acertadas, corretas, ainda que posteriormente descartaram foi suspeita de meningite. Merecem parabéns novamente pela forma transparente com que tratou toda questão levando informações de maneira clara e adequada aos pais e a comunidade escolar !