Assista ao vídeo: Filarmônica de Minas Gerais faz concerto especial de natal em Mariana dia 16/12

    Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Orquestra faz concerto de graça na Igreja São Francisco de Assis

    A Filarmônica de Minas Gerais, uma das mais importantes orquestras da América Latina, se apresenta em Mariana (MG), no dia 16 de dezembro, às 20h, na Igreja São Francisco de Assis. O Concerto especial de Natal marca, dentre outras atividades realizadas ao longo do ano, os 15 anos da Orquestra, celebrados em 2023. Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, e participação como solista da Flautista Principal Assistente da Filarmônica, Renata Xavier, serão apresentados ao público diferentes temas natalinos, dos brasileiros aos de terras distantes. A apresentação, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é gratuita. Haverá transmissão para a área externa da igreja, já que a lotação é limitada.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Para o maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais, “no diverso e dinâmico mundo em que vivemos, há poucos momentos em que uma celebração é ‘uníssona’ e capaz de criar uma ponte entre diferentes culturas. O Natal é certamente um desses momentos; partindo de uma tradição festiva religiosa, são muitos os elementos que compõem esse espírito natalino que nos preenche de alegria e irmandade. E, dentro dos principais alicerces que trazem vida a essa época do ano, está a música – como não se envolver ao escutar um Noite Feliz? Pois é a partir desse desejo de compartilhar através da música que a nossa Filarmônica realiza este concerto com um cardápio mais do que especial”.

    Segundo ele, “nada mais apropriado que começar o concerto com duas obras de um certo alemão que muito contribuiu para a música litúrgica – Johann Sebastian Bach, com dois trechos de suas Cantatas: seu insubstituível coral Jesus Alegria dos Homens e o belo Arioso (melodia utilizada posteriormente por Flávio Venturini no Céu de Santo Amaro). Também vamos propor um diálogo com o passado pela leveza melódica da Suíte Antiga, composta pelo inglês John Rutter, obra que contará com o solo da Principal Flautista Assistente da Orquestra, Renata Xavier. Em um bom contraste, entramos na sequência com o vigor de um festival de Natal do norte-americano Leroy Anderson e, a partir daí, nosso público vai reconhecer os temas cada vez mais (e, também, chamado a participar!). Para a última parte do concerto, vamos tocar orquestrações feitas especialmente por dois membros da Filarmônica – Jônatas Reis, nosso assistente de Arquivo, e Marlon Humphreys-Lima, nosso trompetista principal – de diferentes temas natalinos, dos brasileiros aos de terras distantes. E vamos concluir com muita energia e júbilo”, ressalta José Soares.

    “Para nós do Instituto Cultural Vale é uma alegria trazer a paz da música de concerto para a Igreja de São Francisco, ao lado do Museu de Mariana, duas entregas para a população das quais fizemos parte este ano. Que seja uma bela celebração”, comenta Marize Mattos, coordenadora de Patrocínios e Projetos do Instituto Cultural Vale.

    Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Mariana. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

    Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais

    Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Tokyo International Music Competition for Conducting 2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Em 2023, estreou como convidado da Osesp e de orquestras no Japão.

    Renata Xavier, flauta

    Integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, Renata Xavier começou a estudar música aos sete anos no Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Pouso Alegre (MG), cidade onde nasceu. Concluiu seu bacharelado em 2002 na Universidade Estadual Paulista, sob orientação de Jean Noel Saghaard, tendo também sido aluna de Rogério Wolf. Renata participou dos principais festivais de música do país, dentre eles o de Campos do Jordão, a Oficina de Música de Curitiba e o Música nas Montanhas, em Poços de Caldas. Como convidada, apresentou-se junto às sinfônicas de São José dos Campos, de Rio Claro e de Santos. A flautista também integrou outros grupos brasileiros, como as bandas sinfônicas Jovem do Estado de São Paulo e de Cubatão e as orquestras Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Jovem de Guarulhos, a Sinfônica Heliópolis e a Sinfônica da USP.

    Serviço:

    Filarmônica de Minas Gerais
    Concerto especial de Natal
    16 de dezembro – 20h30
    Mariana – Minas Gerais
    Igreja São Francisco de Assis
    Gratuito
    Com transmissão em telões na área externa da igreja – Praça Minas Gerais

    José Soares, regente
    Renata Xavier, flauta

    Programa:

    BACH/A. Brasolim Cantata nº 147, “Jesus Alegria dos Homens”
    BACH Cantata nº 156: Arioso
    RUTTER Suíte Antiga
    ANDERSON Festival de Natal
    COOTS / M. Humphreys-Lima Santa Claus is coming to town
    CALDAS / CAVALCANTI / J. Reis Noite Azul
    PIERPONT / M. Humphreys-Lima Bate o sino pequenino
    ANDERSON / M. Humphreys-Lima Sleigh Ride
    Folclore brasileiro / J. Reis Borboleta Pequenina (Tema Pastoril)
    ADAM / J. Reis Noite Feliz
    VALENTE / J. Reis Boas Festas

    Mais informações: www.filarmonica.art.br


    ORQUESTRA
    FILARMÔNICA DE
    MINAS GERAIS