Mais antigo teatro em funcionamento nas Américas recebeu R$ 800 mil para restauração
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Na última sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, o Teatro Municipal de Ouro Preto, antiga Casa da Ópera de Vila Rica, foi oficialmente reaberta ao público. O mais antigo teatro em funcionamento das Américas esteve fechado para eventos culturais e visitação pública, desde outubro de 2022 para a realização de serviços de manutenção e revitalização.
Além da cerimônia de entrega das obras, o público pôde contemplar o espetáculo “Auto da Compadecida”, uma adaptação da obra escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna, em 1955, encenado pelo grupo Maria Cutia.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A reabertura atraiu centenas de pessoas para o teatro, que esteve em sua capacidade máxima (300 pessoas). Compareceram também autoridades locais, como o prefeito Angelo Oswaldo, o presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Zé do Binga, e o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta.
A reforma, conduzida pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu o investimento de R$ 800 mil para os reparos. A obra revitalizou o teatro como um todo, desde as estruturas de alvenaria, reforma completa do telhado, pintura externa e interna. Também ocorreu o restauro da pintura artística da boca de cena do teatro pelo historiador Aldo Araújo e sua esposa, Eva Zaldivar.
O prefeito Angelo Oswaldo expressa sua alegria durante o evento, destacando o esforço dedicado à revitalização. Ele ressalta: “Para mim, é uma alegria muito grande. Hoje é mais uma oportunidade de voltar ao teatro, o telhado foi praticamente todo refeito.” O chefe do executivo ouro-pretano também mencionou a importância de manter o público maravilhoso presente por muito tempo.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta, afirma que as palavras para a reabertura do Teatro Municipal só podem ser de entusiasmo e gratidão, agradecendo ao prefeito e à vice-prefeita por acreditarem na cultura local. Malta anuncia planos para a Casa da Ópera que lotarão o espaço, incluindo o lançamento do Edital de Ocupação para artistas locais. Ele concluiu: “A casa é de vocês, povo de Ouro Preto. Tenho certeza que Sussuca e Vicente vão cuidar com esmero”.
O presidente da Câmara de Ouro Preto, Zé do Binga, deseja que a população se orgulhe cada vez mais do teatro, destacando a singularidade do patrimônio cultural de Ouro Preto. O vereador diz: “Desejo que a população de Ouro Preto se sinta a cada dia mais orgulhosa. Ter um teatro desses não é para qualquer um. Nós, que estamos sempre dentro de Ouro Preto, esquecemos de valorizar o que temos”.
A Casa da Ópera de Vila Rica
A Casa da Ópera de Vila Rica foi construída em 1769 por João de Souza Lisboa e inaugurada em 6 de junho de 1770, no aniversário do Rei Dom José I. No período barroco, o teatro foi inaugurado com uma pequena ópera escrita pelo poeta Cláudio Manuel da Costa, que tinha como tema a glória do monarca português.
O diretor da Casa da Ópera, Roberto Sussuca, destaca o pioneirismo do teatro ao introduzir, em 1771, as atrizes em suas apresentações, anteriormente os homens se transvestiam para interpretarem papéis femininos. Ele ainda conta um pouco da história do Teatro Municipal:
No século XIX, o teatro recebeu artistas renomados, incluindo performances da Companhia da Casa da Ópera. Com uma arquitetura única, possui três pisos, totalizando 300 lugares, e preserva características originais, apesar de intervenções posteriores. O teatro é um patrimônio cultural, testemunhando séculos de história teatral no Brasil.
O Teatro Municipal de Ouro Preto está localizado na rua Brigadeiro Musqueira, 104, no Centro Histórico de Ouro Preto. Após a total revitalização, a Casa da Ópera receberá apresentações que fazem parte da programação do “Natal de Ouro Preto – Luz & História”, como o espetáculo “Baile do Menino Jesus”, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 22 de dezembro.