Expectativa é que aproximadamente 100 obras tenham sido doadas
Por: João B. N. Gonçalves
Nesta sexta-feira, 5 de janeiro de 2023, a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto recebeu a doação do acervo bibliográfico do jornalista ouro-pretano, Antônio de Pádua, após dez anos de seu falecimento. As obras estavam guardadas no porão da casa em que o jornalista viveu e foram resgatadas pelo ex-vice-prefeito Flávio Andrade.
Na ocasião, o diretor da biblioteca, Sr. Cleusmar Fernandes, o prefeito Sr. Angelo Oswaldo, o ex-vice-prefeito, Sr. Flávio Andrade, a secretária de Educação, Srta. Deborah Etrusco e o vereador Sr. Wanderley Kuruzu assinaram o Termo de Doação e Recebimento do Acervo. Cleusmar Fernandes informa os livros ainda precisam ser analisados, mas que, a expectativa é que tenham sido doadas cerca de 100 obras, que serão adicionados ao já rico acervo da biblioteca, com mais de 50 mil exemplares.
O acervo é composto por livros literários de Machado de Assis, Euclydes da Cunha, Tristão de Athayde e uma obra de Carlos Drummond de Andrade, assinado pelo autor. Responsável pela doação, o ex-vice-prefeito diz: “Esses livros são uma parte do que eu salvei. Os que eu estou trazendo para a biblioteca são os que foram encontrados no porão dele. Fiz isso em respeito à memória do Pádua. O compromisso que ele teve com Ouro Preto não pode ser esquecido.”
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O diretor destaca a importância da doação para a biblioteca: “Receber esse acervo do jornalista Antônio de Paula é muito importante para a biblioteca pública. É essencial para manter não só o conhecimento, mas também a salvaguarda disponível para a comunidade e visitantes. Esse acervo estará pronto para consulta e empréstimo após análise e possível restauração”.
O prefeito de Ouro Preto, Sr. Angelo Oswaldo, compartilha sua visão sobre a importância da biblioteca e do jornalista Antônio de Pádua. Ele lembra que o espaço já foi um mercado, mas que agora é um centro cultural essencial para a cultura e a educação do município e que agora recebe a doação do ex-vice-prefeito, que resgatou não somente o acervo de Antônio de Pádua, mas também contribuiu com documentos para o Arquivo Público Municipal.
Após a análise e inclusão no sistema, os livros estarão disponíveis para leitura e empréstimo para a comunidade em até uma semana.
Quem foi Antônio de Pádua?
Antônio de Pádua Rodrigues, conhecido como Tunico de Pádua, destacou-se nos anos 1960 por suas posições políticas marcantes, cultivando notável tolerância e solidariedade humana. Como jornalista, Antônio de Pádua escreveu para diversos jornais de Ouro Preto e Minas Gerais, sendo uma referência nacional no campo do jornalismo, sendo também um incentivador da educação e da cultura. Antônio de Pádua Rodrigues faleceu no dia 26 de setembro de 2014.