Livro sobre a Fundação Sorria é lançado na Casa dos Contos em Ouro Preto

    Livro escrito por Maria Francelina Ibrahim e ilustrado com fotografias de Eduardo Tropia e Cristiano Martins conta a trajetória da Fundação Sorria que há 40 anos realiza trabalhos voluntários em saúde bucal em Ouro Preto. O prefeito de Ouro Preto, Sr. Ângelo Oswaldo, esteve presente no lançamento e disse que: “Ouro Preto tem o privilégio de contar com a Fundação Sorria. Graças ao Aluísio, nós temos gerações que podem sorrir.”


    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves


    Na última sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, ocorreu no Museu Casa dos Contos o lançamento do livro “Construção de uma causa: Fundação Sorria”. Escrita por Maria Francelina Ibrahim, a obra apresenta ao público a trajetória da instituição que desde 1980 presta serviços voluntários em saúde bucal em Ouro Preto, atendendo crianças e adultos em 11 consultórios nos bairros e distritos.


    O livro foi lançado em capa dura, com folhas em papel especial e fotografias de alta qualidade. A publicação conta com fotografias antigas que ilustram a história, e para as fotografias atuais, houve a participação de dois fotógrafos profissionais da própria cidade: Eduardo Tropia e Cristiano Martins.
    Cada exemplar foi vendido a R$ 100 durante o evento.


    De acordo com a organização do evento, o livro foi pensado também para que a fundação, sem fins lucrativos, obtivesse uma fonte de receita: “Esse foi um livro custoso de se produzir, logo, ele será vendido por um valor proporcional, e todo o valor arrecadado será revertido para a Fundação Sorria”.
    A autora conta que sua obra foi resultado de um ano de pesquisa, e tem como eixo fundamental a mudança do paradigma de saúde bucal que a Fundação Sorria trouxe para Ouro Preto. “Dentro desse tempo, tive surpresas, descobri coisas muito bonitas e informações muito importantes para a história da sociedade e da cultura de Ouro Preto”, afirma, resumindo alguns aspectos da obra.

    Sra. Maria Francelina Ibrahim, autora do livro: “Construção de uma causa: Fundação Sorria”


    Para Francelina, seu texto ajuda a analisar e verificar como a sociedade se portava quanto à saúde bucal. “Eu percorri os pontos considerados chave dessa história, da preocupação de Vila Rica com a saúde. Depois, passo para a história da fundação: onde, quando, com quem, em que circunstâncias ela foi fundada”, discorre.


    Em determinado capítulo, são contados relatos de pessoas que foram atendidas pela fundação, que trabalharam lá, ou que ainda trabalham. “Esse capítulo é interessante, porque são muitas vozes, elas ampliaram muito meu olhar como pesquisadora e escritora do livro”, diz Francelina.


    A autora diz ter sido incapaz de encontrar, em suas pesquisas, qualquer instituição, atividade, associação ou grupo que tenha prestado serviço na área de saúde odontológica como a Fundação Sorria em Ouro Preto. “Posso falar sem medo de errar que ela é a primeira e única, e tomara que continue por muitos anos.”

    Dr. Rafael Castro do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, presente no evento

    O presidente da Fundação Sorria, Aluísio Drummond, se diz emocionado pelo expressivo público presente no lançamento. “Quero reafirmar minha gratidão às duas empresas responsáveis pela realização deste livro. O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, na pessoa do Dr. Rafael Castro e também à Geosol, representada aqui pelo Felipe Teixeira, um filho da terra que nos enche de orgulho”, agradece.

    Felipe Teixeira da empresa Geosol


    Tendo completado 50 anos de profissão recentemente, Sr. Aluísio revela ter ficado entristecido com a precariedade da saúde bucal em Ouro Preto quando chegou à cidade. “Arrancavam dentes de crianças de uma maneira espantosa, aquilo me incomodava muito. Nós conseguimos quebrar o paradigma da tragédia do que era praticado na época”, celebra.


    O prefeito de Ouro Preto, Sr. Ângelo Oswaldo, destaca o papel da Fundação Sorria e de Aluísio na história do município: “Ouro Preto tem o privilégio de contar com essa instituição. Graças ao Aluísio, nós temos gerações que podem sorrir. Além de contribuir para a saúde física, ele fornece às pessoas a alegria de poder estampar um sorriso, que é a tradução de suas almas”, declara.

    Para receber nossas notícias em seu Whatsapp clique aqui.

    Controle de qualidade e contato com o leitor: Se você deseja informar sua opinião sobre essa matéria, notificar erro, incluir mais informações, ou sugerir outras entre em contato com o jornal O Espeto através do email: oespeto@gmail.com ou 31-98844-8976.