Dia Mundial do Rim 14 de março : um a cada dez brasileiros sofrem doenças renais

    A saúde dos rins é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No Brasil, um em cada 10 brasileiros sofrem de doenças renais crônicas (DCR), um problema que geralmente é detectado apenas quando a função desse órgão já está bastante comprometida.

    Para celebrar o Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira, 14 de março de 2024, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) vai promover blitzes educativas nas suas quatro unidades de Nefrologia, para alertar a população sobre a necessidade de incluir, nos exames médicos periódicos, além do teste de urina, a dosagem da creatinina, sub produto do metabolismo muscular que normalmente é filtrado pelos rins e excretado na urina, e que possibilita estimar a taxa de filtração glomerular, fundamental para avaliar o nível de comprometimento dos rins.

    “Os rins desempenham um papel crucial na filtragem do sangue para remover toxinas e o excesso de fluidos, além de regular a produção de sangue e a saúde dos ossos. Quando não estão funcionando adequadamente, há prejuízo na regulação da concentração e volume urinários e aparecem sintomas imediatos como inchaço, necessidade de ir ao banheiro diversas vezes, elevação da pressão arterial, falta de ar por excesso de líquido acumulado, cansaço por anemia, coceira por irritação da pele, insônia, cãibras musculares, náusea e vômitos e confusão mental”, explica o médico nefrologista, pesquisador e cientista de dados do HE e mestre em Pesquisa Clínica pela Universidade de Dresden, Tiago Lemos Cerqueira.

    Esses sinais podem ser mascarados pela capacidade que os rins têm de acelerar a filtração, o que pode retardar o aparecimento dos sintomas em lesões renais de estágios iniciais e até moderados. Dessa forma, é crucial que o indivíduo esteja ciente dos fatores de risco e realize exames de rotina para monitorar a saúde renal. Os principais fatores de risco são: histórico familiar de doenças renais, diabetes, hipertensão (pressão alta), obesidade, problemas cardíacos e tabagismo.

    “Pessoas que têm casos de doenças renais crônicas na família devem ter uma atenção especial à saúde dos rins. A predisposição genética pode aumentar o risco de desenvolver esses problemas, e a conscientização e a prevenção precoces são fundamentais para minimizar esse risco”, frisa o médico.

    Da mesma forma, pacientes já diagnosticados com diabetes e hipertensão arterial também precisam estar atentos para a saúde renal, visto que essas duas doenças estão entre as principais causas de doença renal crônica e podem afetar negativamente a função dos rins ao longo do tempo. “É crucial manter o controle de glicose adequado, monitorar e controlar a pressão arterial, realizar acompanhamento médico regular, adotar uma dieta saudável, praticar atividade física regular, manter um peso saudável, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, recomenda Tiago Cerqueira.

    Além disso, alguns medicamentos são indicados especificamente para tratar pacientes que já possuem doença renal e reduzir a possibilidade de que os rins parem de funcionar. Por isso, o diagnóstico, em qualquer estágio que seja, é de extrema importância. “Essas medidas combinadas ajudam a preservar a função renal, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, conclui.

    Blitz educativas

    Maior fornecedor SUS de serviços de Nefrologia em Minas Gerais, com 3500 pacientes renais crônicos atendidos em quatro unidades – Venda Nova, Contorno, Contagem e Betim – o Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) vai celebrar o Dia Mundial do Rim nesta quarta-feira, 14 de março, com atividades de conscientização sobre saúde renal para a população.

    A unidade Venda Nova, localizada na Rua Padre Pedro Pinto, 1.543, vai promover uma blitz educativa com a distribuição de materiais da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e aferição da pressão arterial.

    Na unidade Contorno, será montado um estande especial para distribuir material impresso sobre saúde renal e fazer a aferição da pressão arterial. A ação vai das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas na Av. Contorno, 4.788, no bairro Funcionários.

    RMBH

    Em Contagem, a campanha da unidade de Nefrologia do HE vai acontecer em parceria com a Drogaria Araújo da Rua Joaquim José, 715, no bairro Fonte Grande, das 9 às 12 horas. Além da distribuição de panfletos da campanha da SBN, a população também vai ter acesso a aferição da pressão arterial, cálculo e classificação do Índice de Massa Muscular (IMC), orientação nutricional e orientações com a médica nefrologista Daniela Avelar.

    Em Betim, a ação acontece na unidade de Nefrologia do HE na cidade, à Avenida Edméia Mattos Lazzarotti, 1655, no antigo Betim Shopping, das 8 às 12 horas. Além da aferição de pressão arterial e de glicemia, quem passar pelo local vai poder fazer aula de pilates, ginástica laboral, massagem, conferir uma exposição de arte assinada por um dos pacientes, encaminhamentos para a UBS, orientação nutricional e conferir a programação do Agita Betim, programa da Secretaria Municipal de Esportes da cidade. A atividade termina com uma benção do capelão da unidade.

    HE – Instituição fundada há 77 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2022, realizou mais de 1,300 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, e é referência em atendimentos de Nefrologia e Oftalmologia para o SUS no Estado. Atualmente, a rede tem mais de 2,1 mil colaboradores.

    Fonte: Assessoria de Imprensa: Melt Comunicação (31)99533-5024