Encontro debateu deficiências nas políticas públicas e problemas estruturais no município, além de apresentar nomes de pré-candidatos a vereador: Denizete de Fátima, Claudinei “Negão”, Derson “Sexta-feira”, Genivaldo Ponte Nova , Bruno Luiz Carvalho; Suely Xavier ; Wanderson Antônio Gonçalves (Dudu do táxi); Rick Campolini; Gui do Coutinho; Jacson Barbosa de Carvalho
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
Na última sexta-feira, dia 15 de março de 2024, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP (ASSUFOP), o movimento Muda Ouro Preto reuniu pré-candidatos às eleições de 2024 e moradores de Ouro Preto. O intuito do encontro foi localizar diversos problemas no município e discutir propostas de melhoria.
Durante o encontro, o pré-candidato a prefeito Eduardo “Du” Evangelista expressou sua satisfação em participar, destacando sua preparação ao longo da vida para promover mudanças na cidade. Ele criticou a política municipal, considerando-a voltada para a elite, negligenciando a população. De acordo com Du Evangelista, “Temos aqui uma burguesia. Desde a época do ouro até agora, esse é um município que pensa pouco em sua população”.
O encontro foi promovido pelo movimento Muda Ouro Preto, um movimento que surgiu da insatisfação da população com a forma de tratar a gestão pública municipal. O momento contou com a presença de lideranças de partidos como o PSOL e a Rede, além de moradores que buscam uma condição de vida mais justa, em uma cidade onde todos tenham oportunidades e qualidade de vida.
Du Evangelista ainda criticou a privatização de serviços públicos como o abastecimento de água, o saneamento básico, o transporte coletivo e a saúde. “A gente não consegue pensar em todos os problemas de uma vez, precisamos priorizar. A primeira é a questão da água e do transporte por todos os serviços públicos em Ouro Preto são privatizados. Água, saneamento, transporte coletivo, até a saúde, só a educação ainda não privatizaram”, disse.
A professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Laura Rocha, ressaltou o desejo por mudança no município e a importância do movimento Muda Ouro Preto nesse contexto. “O anseio de todos por mudança no nosso município é tão grande e o Muda Ouro Preto parte desse anseio. Vivemos uma política segregadora, afundando cada vez mais o abismo que existe na nossa população. Todo mês sentimos isso nos nossos bolsos”, declarou.
Ela também criticou gestões que se perpetuam há décadas, negligenciando distritos e periferias, e enfatizou a necessidade de uma mudança urgente para combater a segregação e aprofundamento das desigualdades sociais. A professora destacou que o município tem uma grande arrecadação, mas que falta investimento direto nas necessidades da população, especialmente na educação.
O evento também apresentou alguns pré-candidatos ao cargo de vereador e para a Prefeitura de Ouro Preto.
Veja a lista abaixo:
● Denizete de Fátima
● Claudinei “Negão”
● Derson “Sexta-feira”
● Genivaldo Ponte Nova
● Bruno Luiz Carvalho
● Suely Xavier
● Wanderson Antônio Gonçalves (Dudu do táxi)
● Rick Campolini
● Gui do Coutinho
● Jacson Barbosa de Carvalho
Controle de qualidade e contato com o leitor : Para informar erro, ou pedido para inserir algum dado ou argumento contraditório, ou ainda sugerir novas matérias envie um email para oespeto@gmail.com ou pelo zap 31-98844-8976