Mercenário na Guerra Ucrânia x Russia : mal negócio

    O Ministério de Defesa da Rússia divulgou dia 02 de abril de 2024 que como parte de um grande ataque aéreo e de artilharia atingiu 138 alvos do exército ucraniano. Dentre eles destruiu mais um acampamento e equipamento de mercenários incorporados o exército da Ucrânia perto da cidade de Kárkov.

    A Russia continua avançando em território ucraniano seguindo uma tática de “cercamento”. Avançando pelos lados para formar um grande círculo, assim privando os defensores ucranianos de receber ajuda ou munição. A única alternativa é a fuga do cerco ou rendição como aconteceu em Karkov e Mariupol onde mais de mil ucranianos se renderam depois de 80 dias de cerco sob bombardeios, passando fome e sede.

    Outro dado revelado pelo porta voz do Ministério da Defesa russo é o número de mercenários estrangeiros mortos desde o começo da guerra, 24/02/2022.

    13.387 homens e mulheres foram alistados pela Ucrânia. Destes foram mortos 5.962. A lista incluiu quatro mercenários brasileiros.

    Maioria dos mercenários alistados pela Ucrânia, segundo a Russia,  desde o começo da guerra são da Polônia (2.960), Estados Unidos (1.113),  Canada ( 1.005 ), Inglaterra (822). Da América do Sul o país que tem maior número de mercenários é Colômbia ( 430 ).

    Os dados foram apresentados pelo porta voz do Ministério da Defesa russo Igor Kanashenkov.

    Para receber notícias do jornal O ESPETO em seu whatsapp clique aqui